sexta-feira, 29 de abril de 2011

Futebol Clube do Porto Europeu desde 1893


Porto 5 Villarreal 1

Isto começa a ser repetitivo, é triste mas é verdade. Havia ainda quem não acreditasse no quão forte é este Porto. Havia ainda aqueles que desconfiavam no quão sólido, consistente e acima de tudo, calmo, é este Porto.

Seria estranho se não tivesse triste ao intervalo, mas seria parvo, depois de tudo o que esta equipa tem feito, não estar confiante. Ainda ao intervalo disse a quem comigo via o jogo que o Porto iria ganhar por 4-1. Felizmente errei por um. Esqueci-me que o Guarín também gosta de marcar :)

Primeira Parte

Não gostei. Do quê? Do futebol? Não, das declarações do treinador do Villarreal. Mais uma vez André Villas-Boas se exibe ao mais alto nível em conferência de imprensa. O treinador do Villarreal diz qualquer coisa do género: Duas partes distintas, em que o Villarreal domina a primeira, teve azar na primeira e devia sair a ganhar por 2. Ora bem, estava eu a insultá-lo alarvemente por a análise à primeira parte ser extremamente incorrecta, quando o André salta para o microfone e diz que não concorda mínimamente. O Porto da segunda parte foi exactamente igual ao da primeira mas mais concretizador. O trabalho estava a ser feito, o Porto dominou, de facto o Villarreal teve 3/4 ocasiões, concretizou uma, mas o Villarreal foi ainda assim na maior parte do tempo dominado, saindo apenas quando possível. Como grande equipa que são conseguiram de facto sair por diversas vezes mas o Porto foi superior em todos os campos. Tal como eu achava e queria que ele o dissesse.

Segunda Parte

É mais do mesmo. Muita, muita, mesmo muita calma. A entrar na segunda parte como na primeira, a dominar, com bola no pé, a jogar à bola como sabe. Com muita calma e classe reage a um lance de extremo perigo do Villarreal que a partir desse momento é esmagado, trucidado, mastigado por aquela máquina de futebol que é o Porto.

Hulk & Rodriguez - Evitaram uma goleada histórica numa meia final europeia. Na minha opinião a pouca velociade nas costas dos defesas dada por Rodriguez e também pela falta clareza, inteligência e perspicácia de Hulk o Porto não começou a marcar na primeira parte e evitou-se dessa forma, muito provávelmente, 5 na primeira e quem sabe mais 5 na segunda.

Moutinho, Fernando & Guarín - Há palavras para este trio? Guarín é um animal, a defender ou a atacar, com a cabeça no sítio e a fazer o que realmente deve fazer em campo é de facto um grande jogador. É, juntamente com Hulk o exemplo mais marcante das minhas criticas às épocas de pouco futebol de Jesualdo Ferreira.

Otamendi & Rolando - Um trabalho imperial. Sempre com a ajuda de Fernando e dos laterais esta dupla é muito forte. O Argentino foi um achado, raça, esforço, e muita classe.

Sapunaru & Álvaro Pereira - Sapunaru, que passe foi aquele para o golo do Guarín? Que coisa monstruosa. Álvaro Pereira está a tornar-se num grande, grande defesa esquerdo.

Helton - Muita segurança, dentro e fora do campo. Tem assumido grandes discursos fora dos relvados e é uma voz muito forte e respeitada neste Porto. Não é o melhor guarda-redes que já passou pelo Porto mas tem sede de vitória e acima de tudo os pés no chão.

O melhor Ponta de Lança do Mundo - Jardel + Romário = Falcao! Não há adjectivos. Querem-no? 40, 50, 60 Milhões!? Depende de quem esteja interessado. Gostava muito de o ver no Barcelona, mas gostava ainda mais que o City o quisesse comprar, teriam que abrir os cordões à bolsa e era muito interessante ver quanto pagariam.

Melhor Em Campo: Falcao

Melhor Fora de Campo: André Villas-Boas.

Obrigado e boa segunda mão,

Ped Zimmerman.












Sem comentários: