domingo, 27 de novembro de 2011

Novidades e não novidades de um sábado futebolistico


  • O Sporting perdeu...
  • O Artur Moraes ia dando uma casa...
  • O Atlético entrou a pensar que ia ganhar no Barnabéu...
  • O Barça não foi beneficiado...
  • O André Villas-Boas resolveu meter o Romeu e ganhou 3-0...

As não novidades foram:

  • O Benfica está muito consistente e não cedeu à pressão... Se se tornar hábito é uma arma muito forte;
  • O JNF pensa que tem razão na cena da jaula e foi comentar depois do jogo: "eu avisei" :P
  • O Ronaldo é o melhor marcador de penaltis que a história testemunhará...
  • O Ronaldo é o jogador mais rápido que o jogo já viu...
  • O Ronaldo é o maior!
  • O José é o maior também!
  • São os dois os maiores!




15 comentários:

JNF disse...

Começo a achar que só em Portugal é que um gajo é recriminado por acertar em previsões.

Podes tirar a parte do "pensa" e podes acrescentar o ponto "O JNF também é o maior".

Ped Zimmerman disse...

ahahah só no Vinnie, qual só em Portugal!

E que tal o jogo JNF? Agora que não temos as tuas crónicas gostava de saber a tua opinião...

Mais Sporting e estrelinha para o Benfica?

JNF disse...

Sobre o jogo jogado, Jesus apostou num onze que era provável excepção feita à inclusão de Jardel, provavelmente para ganhar centímetros na luta com Onyewu. Domingos também surpreendeu ao entrar com Carriço numa tentativa não-sei-bem-de-quê.

O Benfica entrou melhor e o Sporting pareceu-me algo nervoso, com faltas duras de Elias e Schaars. Primeira oportunidade de perigo para o Benfica com remate forte e em arco de Gaitán após canto de Aimar. O "20" não deixou cair a bola no chão e de primeira atirou ao poste, com a bola muito perto de entrar. O Sporting respondeu com remate de Schaars a rasar o poste após assistência de Wolfswinkel.

Matías estava a ser dos melhores do Sporting mas acaba por se lesionar (provavelmente adutor) e Domingos comete, a meu ver, um erro: faz entrar Carrillo. O jogo parecia pedir mais André Santos que o peruano.

Depois disso, uma ou duas oportunidades para cada lado, mas sem grande perigo eminente, até chegar o golo de Javi após canto batido ao primeiro poste por Aimar. 1-0 ao intervalo apesar de tanto o empate como a vitória do Sporting serem merecidas por esta altura.

A segunda parte começa com livre perigoso a favor do Sporting com Elias a bater mas a não dar em nada, apesar de ter passado perto do segundo poste. Segue-se livre idêntico para o Benfica mas com ainda menos perigo. De seguida as melhores oportunidades de ambas as equipas: Cardozo sentou dois defesas e atirou para defesa de Patrício, depois foi Elias a cabecear para enorme defesa de Artur que teve uma ovação, de pé, dos adeptos durante uns bons segundos.

Depois Cardozo é expulso (bem mostrado o segundo cartão, já o primeiro... não) e o Benfica acaba o ataque organizado. Jesus lê bem o jogo e tira Aimar, que até estava a ser o melhor em campo mas que não teria capacidade para, sozinho, continuar a pressionar a defesa do Sporting e lança o energético Rodrigo, que entrou a todo o gás como é hábito. Artur tem um lapso e Elias quase empata e apercebendo-se do perigo que o Sporting está a levar pelos corredores, Jesus tira Bruno César, mete Amorim para ajudar Maxi com Capel e desvia Gaitán para a esquerda. Domingos tenta dar mais alguma criatividade ao meio-campo e tira Carriço para colocar André Santos. Ambos os treinadores conseguiram o que queriam: o Sporting passou a ter mais bola e a gerir o jogo, o Benfica conseguiu tapar o centro do terreno com Javi e Witsel e as laterais com Amorim e Gaitán (hoje, surpreendentemente, defendeu muito e bem).

Apesar de estar a jogar com 10 e a ganhar por 1-0, o Benfica defendeu mas com bloco alto. Duas linhas de 4, ambas subidas e juntas no terreno, dificultaram as ofensivas leoninas, que só pelas alas criaram problemas, com cruzamentos de Capel, Carrillo ou Schaars que morriam invariavelmente nas cabeças de Jardel ou Garay. Surpreendentemente as melhores oportunidades acabaram por ser do Benfica: primeiro Witsel com remate a desviar num jogador do Sporting obrigou Patrício a grande defesa. E na sequência do canto, Gaitán atira directo à barra.

O Sporting acaba por despejar bolas para a área do Benfica com a defesa a cortar sempre (Artur saiu-se mal uma vez) e Rodrigo falha o golo isolado aos 90'.

JNF disse...

Resumindo: duas partes distintas. Na primeira houve um grande equilíbrio e com oportunidades repartidas. Na segunda, depois da expulsão, Sporting por cima mas as melhores oportunidades foram do Benfica.

No Benfica, os melhores foram Artur, Javi, Witsel e Aimar. O meio-campo esteve fortíssimo. Os piores foram Emerson e Cardozo, o corredor e o nulo.

No Sporting, os melhores foram Patrício, Onyewu e Elias. O primeiro pelas várias defesas, apesar de o jogo de pés ser uma desgraça, o segundo porque foi imperial pelo ar e pelo chão e o terceiro porque é um jogador do caralho. Os piores foram Insua e João Pereira, laterais muito permeáveis. Notas ainda para Capel e Carrillo, muito desequilibradores mas pouco esclarecidos no momento da decisão final.

O árbitro esteve muito bem, tanto no critério técnico como no disciplinar.

Teremos Benfica até final do campeonato. O Sportin terá agora 3 jornadas em que joga com Porto e Braga. Testes de fogo para sabermos se contamos com o Sporting na luta (e penso que sim).

JNF disse...

Sobre o extra-jogo:

1 - O último adepto do Sporting a entrar na Luz fê-lo às 20h50, 35 minutos depois do início do jogo. Lamentável. Felizmente chegou a tempo de ver o golo, vá lá. Mas lamentável de qualquer das maneiras. No entanto a culpa não é do Benfica mas sim da PSP, que é quem organiza as [péssimas] revistas antes dos adeptos entrarem no estádio. De salientar que a mesma situação ocorre com os adeptos do Benfica quando vão a Alvalade. A propósito, sabes quantas portas de entrada tem o Estádio da Luz? E quantas tem Alvalade? Informa-te que vais achar graça.

2 - A caixa de segurança funcionou muitíssimo bem. O que se faz lá fora, em Madrid, Barcelona ou Milão, resultou na Luz. A rede deu segurança a todos.

3 - Sobrelotação do sector do Sporting. Outra coisa que acontece sempre com os adeptos do Benfica quando vão a Alvalade. De quem é a culpa? De todos. Da PSP porque permite, dos adeptos do Sporting que compram bilhetes para outras zonas e depois infiltram-se no sector indevido e do Benfica porque não impede esta situação.

4 - Violência. Causada pelos adeptos do Sporting. Partiram o acrílico com cadeiras e corrimãos que arrancaram, atiraram objectos que não consegui identificar mas que ficaram presos na rede. Depois incendiaram as cadeiras. Confirma-se: animais é na jaula.

5 - Declarações demagógicas. Sporting vintage.

Anónimo disse...

Se o sporting apanhar 5 jogos à porta fechada pelo que os adeptos fizeram na luz não será preciso gaiolas jaulas e outras coisas que tais.

Só ha violencia porque deixam

Mentalizem-se disso.

RC (outro que não o Ribeiro)

José Carlos disse...

Carreira queres mesmo que eu continue a vir aqui comentar jogos? Ou queres que eu venha jogar em contra golpe como o Benfica ontem?

JNF disse...

O teu contra golpe é muita fraquinho...

José Carlos disse...

Tu devias era de estar calado. Se houve alguém que tomou a iniciativa de jogo e que fez alguma coisa para ganhar o jogo foi o sporting. se estás contente com a exbição do teu clube então andas-te a enganar a ti mesmo. Se o Aimar der o badagaio eu quero ver o que é que vocês fazem.

ADexterA disse...

Totalmente de acordo com os comentários do JNF no que à jaula diz respeito e à leitura do jogo.

A mim pareceu-me que foi o Benfica quem controlou o jogo e "deu" a iniciativa ao Sporting, precisamente porque o SLB tem um meio campo muito consistente. Fora 1 ou 2 jogadas avulsas o Sporting pouco perigo criou na 1ª parte.

Na 2ª parte, pareceu-me que o Benfica até entrou melhor e o Cardozo podia ter matado o jogo. Após a expulsão, o Benfica fez o que tinha a fazer e defendeu com 2 blocos e uma equipa muita compacta. Enormes Javi e Witsel (muito importante o belga a desdobrar-se a defender e a atacar).

O Sporting só se pode queixar do seu treinador que só aos 90' decidiu trocar os alas. Se o tivesse feito mais cedo provavelmente o Benfica ia ter dificuldades pq o Maxi deu poucas abébias ao Capel e o Emerson estava bem ajudado pelo Gaitan.

São opiniões..

Ped..uma provocaçãozinha...quando o Atlético até tava por cima do jogo, expulsão e o resto do jogo a jogar com menos 1... hahahahahha :D

Abraço

camilo disse...

Antes de mais, faço a ressalva que as opiniões são pessoais. Sendo assim, os óculos vermelhos fizeram ver um jogo diferente do que os meus óculos verdes viram.

Após isto, no jogo que eu vi, o Sporting nunca merecia perder, exceptuando pelo facto (não desprezável) de ter sofrido um golo e não ter marcado nenhum.

E não mereceu perder porque a meu ver teve o domínio e controlo do jogo, porque foi mais aguerrido, teve mais bola, e enconstou o benfica às cordas. E encostou o benfica às cordas ainda na pré-expulsão do Cardozo.

Podia ter sofrido o golo do Garay, do Cardozo, do Roberto e o canto? Podia. Só.

Podia ter marcado uns quantos golos? Podia. Fez mais por isso? Muito mais. Até no jogo "bonito" do "tic tac", que é o bastião do slb, foi melhor. Houve jogadas que foram banhadas de bola.

No final, falhou golos feitos. E quando assim é, nada a dizer.

Relativamente à jaula, critico a forma como foi comunicada e aplicada a medida de segurança. E critico, claro, a fogueira.

Relativamente à polémica dos bilhetes, o Sporting pediu mais como resposta à provocação do ano passado, com igual pedido do outro lado.

Relativamente ao luis filipe vieira, um dia que saia de lá vão ver como o benfica vai estar na fossa, portanto nunca critico esse senhor.

E pronto, é isto. Há quem discorde. Há quem concorde. Há quem esteja nas Maldivas a ser sodomizado por um coqueiro. É a vida...

Davidinho disse...

"Há quem esteja nas Maldivas a ser sodomizado por um coqueiro."

LOL

José Carlos disse...

O Sporting jogou bem melhor do que o Benfica, e qualquer benfiquista sabe bem disso apesar de o não querer admitir. Tenho que dar a mão á palmatória em relação á defesa do benfica e ao mérito que o jesus tem na arte de saber defender, bem como a nível táctico é mesmo fortissimo senão umas das melhores equipas da Europa... Agora dizer que os outros é que vêm jogar em "conta-golpe" quando na verdade o Benfica é que jogou como uma equipa "pequena" é mandar areia para os olhos dos benfiquistas mais ignorantes e limitados, depois vêm as derrotas e já o benfica não presta o jesus é uma merda e o gaitan é um mercenário, é com essa falta de coerência que eu não pactuo. A meu ver o Benfica pouco ou nada fez para merecer a vitória, até ao remate fortuito do gaitan não tinham chegado sequer á área do sporting, não retiro o mérito pela vitória, pois mal o cardozo foi expulso disse logo que aí ainda ficaria mais complicado para o sporting, pois só fez com que o Jesus justificasse mais cedo aquilo que ele adora fazer (baixar as linhas e jogar emmmm..... CONTRA GOLPE). Resumindo, para ganhar ao Benfica a receita é simples (como o porto mostrou nos anos anteriores é marcar primeiro porque depois o jesus tem que subir as linhas e jogar em ataque organizado que é a principal lacuna dele), mas também admito que marcar ao Benfica não é nada fácil, é mesmo muito dificil, uma equipa muito sólida, com a defesa em linha bem estudada, e com 3 elementos fulcrais como é o caso do tampão Javi, a inteligência e elasticidade táctica do witsel que tanto se desdobra para defender como atacar, e o brilhante Aimar, que apesar de só ter força para jogar 20 minutos é sem dúvida o melhor jogador em PT, a juntar a isto temos uma equipa muito forte fisicamente, ALTISSIMA, que faz constantemente a diferença nas bolas paradas. O jesus não é nada parvo, o benfica pouco ou nada joga á bola, mas tornou o benfica deste ano bem mecânico e prático (diga-se a bem da verdade não tem alas) e o que interessa é que é bastante eficaz apesar de ser pouco vistoso, como tal sou 1 gajo coerente e mantenho aquilo que disse antes do jogo, o benfica é o principal candidato ao título, mas cuidado, se ficarem sem o Aimar as coisas ficam bem mais complicadas. 1 bem haja a todos.

ADexterA disse...

Saúda-se a boa discussão sobre o jogo e os diferentes pontos de vista de cada um. Parece que ainda é possível escrever comentários em blogs sem a malta começar as verborreias mentais.

Eu cá só espero que, com muito pragmatismo ou com nota artística, o Benfica se sagre Campeão.

Ped Zimmerman disse...

Isso do coqueiro deve doer...

Ze' Carlos escreveu um comentario e nao insultou o JNF, nao acho correcto mas voces e' que sabem que postura tomar...

O Dores nao se deixou ver... So compreendia se ele escrevesse os comentarios a post referentes ao derby lisboeta com os dedos do pe' direito, ai tinhas desculpa, agora assim nao...