quinta-feira, 26 de abril de 2012

As Crónicas do Zé

Isto tem andado morto, e como agora ando com mais tempo decidi dedicar-me um bocadinho mais a isto. O meu objectivo passa por falar dos 3 grandes ou até mesmo do futebol internacional se me der para isso... Hoje vou falar do porto.

Porto á lupa:

Treinador: Vitor Peireira

-È sem dúvida um treinador fraco e sem estaleca para treinar o Porto ou qualquer equipa da superliga (como ficou provado no Santa Clara), logo sendo campeão ou não, espero a sua saída no final da época.

GR: Hélton

-Com o passar dos anos deixou de meter tanta água, e é um dos lideres do balneário, logo vejo naturalmente a sua continuidade assegurada.

LE: Alvaro Pereira

-È actualmente um dos pilares do Porto. Faz toda a ala com facilidade derivado á sua disponibilidade física sendo um lateral "moderno" bastante batalhador e acutilante. O único defeito que lhe aponto é que é "burro", mas em relação a isso não á nada a fazer, pois muitas vezes falha no capitulo da definição dos lances.

LD: Sapuranu

-Ao contrário de muito boa gente eu gosto do Sapuranu. Não é um prodígio técnico, mas é um lateral com uma grande estampa física e que raramente fica mal na fotografia a defender. Obviamente que as suas caracteristicas seriam muito mais rentabilizadas num campeonato italiano, dadas as suas caracteristicas. Faz-me lembrar muito Seitaridis, que fez mal em ter ido para Espanha onde os laterais têm ainda mais funções de extremo do que defensivas. A meu ver, e até se arranjar melhor deveria continuar no clube.

DC: Rolando

-Eu não sou um grande fã do Rolando, mas ele possui uma qualidade que é muito rara ver num central da sua estatura, velocidade. E isso é raro ver hoje no futebol moderno, um central com mais de 1,90 que não seja batido constantemente em velocidade pelos avançados mais velozes. Tirando uma lacuna ou outra a meu ver deveria continuar no clube, pois para consumo doméstico chega e sobra.

DC: Otamendi

-Gosto muito de Otamendi. Apesar de ser um central relativamente baixo, é rápido, inteligente, dotado tecnicamente, e muito duro na marcação. È dotado de um grande sentido posicional, e tirando uma falha ou outra que teve esta época derivada á adaptação normal ao futebol europeu, vejo-o como titular indiscutivel no Porto por muitos anos, isto é claro se não sair para Itália, onde meio mundo supostamente o quer.

DC: Maicon

-Outro central excepcional. Alto, forte, rápido, com bastante técnica, Maicon tem tudo para ser dos melhores centrais do mundo a curto/médio prazo. No inicio complicou bastante com o seu estilo próprio de "sair a jogar bonito" o que lhe custou a titularidade e a confiança da equipa técnica, mas a qualidade está lá e essa é inegável.

Trinco: Fernando

-O Fernando é um espécime bastante peculiar, tendo em conta que é um trinco á antiga. Não é dotado tecnicamente (apesar de ter evoluido bastante nos ultimos tempos e até por vezes já entrar na manobra ofensiva da equipa), mas no que toca a defender, no campeonato português não existe melhor que ele. Varre toda a zona de acção dele graças á sua enorme disponibilidade fisica, é bastante rápido, e acima de tudo não é muito faltoso, jogando quase sempre limpo. Deverá sair para Itália no final da época onde se irá sentir como um autêntico "peixe na água".

Médio-centro: João Moutinho

-Este gajo tem tanto de FDP como de jogador, e apesar de ser um mercenáriozeco é o verdadeiro dínamo do meio-campo portista. È um atleta simplesmente perfeito, o joão defende, ataca, impõe diversos ritmos de jogo, intercepta, e acima de tudo lê o jogo como ninguém chegando a fazer confusão as vezes que ele rouba á bola, como se soubesse que ela iria lá cair derivado ao seu instinto nato. A sua única falha é sem dúvida a meia-distância e a capacidade finalizadora, mas que é rapidamente colmatada com suor, raça, abnegação e sobretudo inteligência, chegando por vezes a parecer que existem 2 joão moutinhos em campo.

Médio-centro: Lucho González

-O lucho pertence aquela classe de jogadores do estilo de Xavi. È um jogador com uma inteligência e leitura de jogo perfeitas. È a caixa de mudanças do FCP pois é ele que impõe o ritmo de jogo no porto, raramente perdendo uma bola. A juntar a isto tem uma grande apetência para marcar golos, o que hoje em dia é bastante valorizado no futebol actual. Com as suas caracteristicas só vejo 1 em portugal que é o Witsel,igualmente brilhante no que toca a pautar o jogo com mestria e sentido táctico impares.

Extremo-direito: Hulk

-Para os adeptos portistas é o melhor jogador do mundo, para os seus adversários é considerado "overrated". Imparcialmente eu olho para as estatísticas, e a verdade é que não há ninguém como Hulk cá em Portugal. È o jogador que mais desiquilibra no futebol portuguÊs, e é sem dúvida o abono de família do porto. Eu considero o Hulk uma versão "rasca" do CR7, é um jogador explosivo e com uma potência de remate fora do comum tal como o cristiano. Obviamente que deslocado para o meio não rende um caralho (só o vitinho conseguiu ver isso). Quando sair do porto vai ser muito dificil substitui-lo sem dúvida.

Extremo-esquerdo: James Rodriguez

-Sobre o James não há muito a dizer. È um verdadeiro craque, e mais ano menos ano vai para um grande europeu. Apesar de gostar de vê-lo a 10, também não desempenha mal o papel de extremo, pois com uma canhota daquelas até a lateral jogava bem. O puto tem tudo, técnica, velocidade, força, e faro pelo golo. È sem dúvida mais um dos belos negócios que o PC fez antecipando-se ao seu velho rival.

PL: Janko

-Jogador banalissimo para a sua posição. Para jogar contra o paços e contra o leiria chega, mas está a anos luz de fazer esquecer um lisandro ou um falcao. faz-se valer sobretudo pela sua generosidade e compleição físicas, e acaba por marcar golos pois é bastante bem servido. Para mim era dispensado no final de época.


PS: Amanha falarei do Benfica e posteriormente do Sporting. Comentários construtivos serão bem-vindos. Beijinhos para ti meu anão.

6 comentários:

telmo disse...

Meteparágrafosnissopá!Vêscomoéirritante?

Dores disse...

ainda há um post atrás disse que não tinha tempo de ler grandes textos e agora acontece isto?

JNF disse...

Boa análise, caralho.

Tudo certo do meio-campo para a frente, não acrescento uma vírgula. Também concordo com as análises feitas ao Helton e ao Bitópreira, mas acho que exageras nos elogios à defesa. O Maicon é banalíssimo, o Rolando sobrevalorizado (até tem direito a cartaz dos SD, só mesmo o Rolando... hehehe) e dava um bom andebolista, o Sapunaru é feio, porco e mau. Mas concordo com o que dizes sobre o Otamendi e o Pereira.

Aguardo a análise ao Benfica, estou muito curioso mesmo. O blog também precisa de textos destes, bem esgalhado, Zé Carlos.

José Carlos disse...

epá o Maicon é um feeling meu. acho que tem todo o potencial para chegar longe, só o tempo o dirá. em relação ao benfica e ao sporting mal tenha um tempo faço isso.

Ped Zimmerman disse...

1 - O JNF e o Zé Carlos era arranjarem um quarto só para eles!

2 - Grande atitude Zé, alguém que me faça posts neste blog! Dores deixa o curso e dedica-te ao Blog, Davidinho, não venhas sequer comentar, não deves sequer vir à net tu...

3 - Grande post. Epá tá aí tudo. Relativamente ao Otamendi é o MAIOR! O Rolando e o Maicon sempre tive muita esperança nos dois. O Rolando falha algumas vezes e o Maicon estava a conseguir evoluir bastante, tenho pena de não os ter visto nesta época que passou. A ver vamos na próxima. Ambos devem ficar, presumo.

JNF disse...

Carreira...


... pró crl tu também.




Viva JNF, el grande vencedor do torneio de futsal da sua faculdade, realizado naquele campo decrépito ao lado do mini court de ténis do IST.