quarta-feira, 25 de abril de 2012

Calma, calma que o Vinnie está aqui!


A desconstrução do Barcelona Futebol Clube.

Não tenho como objectivo vir para aqui criticar seja que clube for pelo seu percurso, pela sua forma de trabalhar, pela sua filisofia. Hoje venho aqui por estou farto de ver as equipas que jogam contra a suposta melhor equipa do mundo serem tratadas como se fossem equipas sem qualidades.

Vamos à desconstrução do modelo Barcelona.

Aquele que por muitos é considerado o melhor futebol do mundo é, para mim, e há já muito tempo, um futebol pouco atractivo, cínico e sem o mínimo interesse do ponto de vista táctico. Sublinho, para mim.E não, não é por o Barcelona ter perdido o título e ter sido arredado da Champions numa semana que eu escrevo isto, sempre foi a minha opinião e é só ir à procura dos posts de crítica à cultura da equipa catalã. Posto isto vamos então ao que interessa.

Messi trai Guardiola.

Este é o factor comum de todas as vitórias do Barcelona. Lionel Messi, o Astro Argentino que com a bola no pé é inigualável, é raro e precioso. Por mim podem falar as vezes que quiserem na academia de La Masia mas não foi a academia que fez o Messi. É ver o video do Messi com 10 anos na Argentina e ver que a sua evolução não é grande, o miúdo era já um fenómeno e conseguiu aquilo que muitas vezes é o mais difícil, não se perder no caminho para o sucesso. Parabéns ao Barcelona por ter permitido que hoje todos possamos ter acesso ao brilhantismo do Argentino. Tirando o factor Messi o Barcelona é uma equipa banal. Não o digo com qualquer tipo de arrogância, digo-o com base na análise não só dos jogadores como das estatísticas.

O Pedro é um bom jogador, nada mais que isso, o Villa é um avançado bom que falha mais golos à frente da baliza que o Kalou, o Tello é um produto da cantera que é mais fusso que o Quaresma, nem com os berros do Messi ele passa a bola e só marca golos às 3 tabelas. O quarteto defensivo é normal à excepção do Dani Alves. Puyol e Pique é ao passe para o lado e o Busquets, bem, o Busquets é o que faz o trabalho sujo, tem a personalidade de um Paulinho Santos, é o homem ideal para o papel que desenvolve. Uma equipa completamente banal - por banal entenda-se boa, top mundial, não é isso que está em questão - de jogadores que jogam com níveis de confiança muito acima da média por jogarem na mesma equipa que Xavi, Iniesta e o Homem das Decisões, Messi. Estes três últimos são os que permitem o tipo de jogo do Barcelona e os responsáveis por todas as suas vitórias e consequentemente derrotas. Sendo que sem Messi os dois anteriores bem se podem esforçar que não ganharão mais de metade dos encontros caso o último lá esteja. Todo o mérito para o afastar de jogadores problemáticos como Deco e Ronaldinho e para o montar uma equipa que sabe seguir o seu líder, que é madura, tem a calma suficiente para perceber o que lhes é pedido.

Agora, o problema. Há uma semana que o Messi não joga à bola, levou 3 jogos a fazer passes para o lado, a não arriscar, a falhar penaltis. Humano, está claro. Nada contra, não deixa de ser o que é. Mas isto é a prova provada do que é o Barcelona, uma equipa cínica, que não tem preconceitos de jogar à rabia com o Valdes - é incrível como no meu tempo qualquer passe ao guarda-redes era de imediato vaiado por todo o estádio, fosse pelos adeptos da casa ou os visitantes - e que tem a capacidade de esperar até o Messi resolver. Na minha ideia isto é depender de um jogador, é anti-jogo, e é acima de tudo mau futebol. Na minha humilde opinião.

Não que a minha opinião seja de grande importância, eu gosto gosto, não gosto não gosto, não sou é obrigado a ver frases como:

"hoje o futebol chora de vergonha"

"o mundo vai acabar"

"três autocarros ganham um jogo de futebol"

Pondo em causa dois exemplos muito semelhantes, uma equipa como o Inter e uma equipa como o Chelsea, ambas com jogadores com a sua história, ambas com um querer inacreditável, ambas contra muitas decisões arbitrais - o "penalti" sobre o Fabregas é novamente um escândalo e ninguém fala disso - ambas com uma paixão pelo jogo que eu poucas vezes vi, ambas com uma capacidade de adaptação táctica brilhante. Não é justo e é de quem não percebe nada de FUTEBOL quando criticam desta maneira o jogo de ontem e outros que tal.

E que tal falarmos do Barcelona de ontem? Uma equipa apática, uma equipa que faz 300.000 passes e 3 remates à baliza, uma equipa que abdica de marcar cantos para trocar a bola à volta da área, uma equipa que não é completa, uma equipa que não tem jogadores capazes de lutar nas alturas, uma equipa que quando o seu jogador mais brilhante não decidiu, não conseguiu decidir por si só. Como sempre o culpado é o treinador, se é o responsável por montar um esquema "fantástico" terá que ser culpado por não ter soluções quando o dínamo desse sistema não funciona. É uma pena não haverem mais pessoas que não se deixem levar por os fantásticos, sim fantásticos golos, que o Barcelona por vezes marca, mas isso não é tudo. Futebol é emoção, é paixão, é raça, é querer. O golo do Torres deu-me mais emoção que 3 mil golos do Barcelona, foi um golo do querer, foi um golo no limite, foi puro futebol.

Com isto quero dar trazer de volta a emoção que o futebol sempre teve e continuará a ter. Quando se criticava o Boavista por defender e dar porrada com 7 e atacar com 3 Martelinhos toda a gente criticava e dizia tratar-se de anti-jogo, quando vejo o Barcelona andar a jogar à rabia 90 minutos à espera que um iluminado os ilumine não vejo o mesmo tipo de críticas. O futebol é bonito com as suas diferenças. O Barcelona montou este esquema e eu acho bonito que assim seja, agora não sejamos cegos ao ponto de esquecer o que é o futebol, vamos dar crédito a quem defende, a quem tem a frieza para na cara do Valdes fazer o que fez, Cristiano e Ramirez estão de parabéns e mais que o Messi, mais que todos os jogadores do Barcelona mereceram ambas as vitórias, porque as quiseram tanto ou mais que a equipa adversária e porque acima de tudo, de forma justa e honesta, as conseguiram!

Para terminar uma estatística interessante que saiu esta semana que vem apenas confirmar o que tenho vindo a dizer há já muito tempo:

"Sem os golos e assistências do Cristiano Ronaldo e do Messi na Liga espanhola o Real Madrid seria 1.º e o Barcelona seria 6.º"

Não é a melhor estatística do mundo por muitos factores e não reflecte, como é óbvio a qualidade inegável dos restantes jogadores do Barcelona, mas acho que não é preciso muito mais para demonstrar não só que o Messi é, de facto, um jogador fantástico, mas também que este sistema é totalmente baseado nas suas capacidades e que sem ele, bom, sem ele o Barcelona é uma equipa muito incompleta e com muitas deficiências.

4 comentários:

Dores disse...

Se eu não estivesse maluco a escrever uma tese, lia isto e comentava.

Mais tarde voltarei a este post :)

JNF disse...

Em termos gerais, estou completamente de acordo com o post. Passo a explicar:

1 - O futebol do Barça não é entusiasmante, pelo contrário, é um tédio. Nem vou pelos passes ao guarda-redes, vou mais pela ideia de não arriscar, de não fazer algo novo, de passes para o lado e para trás e quando podem partir para cima do adversários eis que surge a calmaria e o sono. Deprimente.

2 - Tem um conjunto de jogadores absolutamente nojentos. Valdés é um porco, Piqué um idiota, Alves um burro, Xavi espalha azia nas conferências de imprensa e Busquets o pior de todos, um fdpzeco autêntico.

3 - O exemplo do anti-jogo é muito bom. Tal como o que o Belenenses fazia há uns anos no futebol.

4 - Como noutros desportos (ténis é um excelente exemplo, especialmente há uns anos quando era só Federer e Nadal), a bipolirização do jogo tendo como base duas equipas muito superiores às outras, tira imensa piada ao jogo. Se o futebol mundial não tivesse este Barça, a imprevisibilidade e emoção seriam muito maiores. Tal como aconteceria no ténis se não houvesse King Roger, The Great e el cerdo Nadal.

Por último, já estive na Catalunha, em Barcelona e posso dizer que aquilo é um povo cigano com ódio e inveja por um povo menor, os portugueses, terem a independência com que eles sonham.

Ricky disse...

Uma coisa não percebo... como é que uma equipa que joga assim não tem ninguém a rematar fora da área?

Ricky disse...

Retirado de um comentário no the sun

"Sorry pureists but THIS IS FOOTBALL after all

If you want a sport where the most elegant team wins may I suggest Ice Skating may just be the one for ya."