quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Derby ou o Clássico?



Já muito foi dito mas a conclusão nenhuma conseguem vocês chegar. Antes de mais acho que faltam insultos. Dado o novo nome deste estabelecimento acho que ficaram áquem do esperado os insultos aqui proferidos nos últimos dias. Uma estrebaria é uma estrebaria!


Relativamente so Derby ou Clássico. Sim, Derby ou Clássico, bem sei, bem sei, Derby é um confronto entre duas equipas oriundas da mesma cidade e um Clássico é um duelo épico entre duas equipas com valores semelhantes e que se repete ao longo de anos. A minha questão é outra, é a de sempre basicamente. É que este Derby foi, mais uma vez, um Clássico!


Tentando ter uma posição neutra como tenho tentado ter ao longo dos meus comentários aqui na Estrebaria tenho a dizer que mais uma vez este jogo foi uma palhaçada, antes, durante e depois.


Primeiro o Jornalismo, mas serão precisos mais quantos anos para o Bomboca, o Emplastro ou o Gordinho chato do sporting cujo nome não me vem à memória, desaparecerem da minha televisão? Quantos anos serão precisos de repetidas antevisões de jogos com estas personagens na minha tela de TV antes de um jogo de futebol?


Quantos anos mais de mau jornalismo e comentarismo terei eu de aguentar com pessoas parciais a relatar e a comentar um jogo de futebol sem o mínimo de racionalidade, imparcialidade e conhecimento das regras?


Dois exemplos para cada lado para ninguém se chatear:

  • A lesão do Cardozo dentro da área com o Grimi a dar-lhe um pontapé sem qualquer tipo de comentário a esse respeito;
  • Um murro do Luizão ao Tonel salvo-erro a passar 5 vezes em repetição e nem uma palavra sobre o assunto;
  • Um pontapé do Veloso ao Kardec como se nada se o tivesse passado;
  • E um ataque do sporting na segunda parte pela ala esquerda com algum perigo onde um dos comentadores deixa escapar um "isto é que é perigoso...", como quem está com medo de sofrer um golo.
Enfim, milhares de situações onde o profissionalismo fica na gaveta.

Durante o jogo, de quem é a culpa? É do árbitro? Eu tenho as minhas dúvidas. Digam o que disserem, metam-me a mim a arbitrar 4 jogos e depois tenho que vos ouvir atirarem-me coisas à cara quando tudo tentei para ser o mais correcto em todos os lances. Porque se o jogo fosse linear, tudo bem, mas não é. Há o início do jogo em que não há cartões (acho que vem nas regras, para não estragar o jogo), há o canto que no final da primeira parte é um lance perigoso e tem que ser marcado porque a equipa o ganhou e apesar de já passar da hora tem que ser marcado mas depois o contra-ataque que é igualmente um lance perigoso já não pode ser, porquê? Porque já passa da hora... Ahaha. Há o início da segunda parte onde começam as compensações porque o Sr. Árbitro já viu no balneário onde errou e já está preocupado com as criticas que vai receber se este ou aquele ganhar por causa desta ou daquela tomada de decisão, enfim, o Clássico a que já estamos habituados.

Eu tenho a solução, para o País e para o Mundo, daqui vai. Personalidade, para os árbitros e para as arbitragens, corruptos fora e tolerância zero para más educações, atitudes violentas e anti-desportivas! A arbitragem molda o futebol que temos. A arbitragem é currupta, o futebol será corrupto, a arbitragem é mole, o futebol será mole e cheio de especialistas em mergulho. Exemplo, enganar o árbitro sem que ninguém toque no jogador em causa de forma a ganhar uma falta, 5 jogos de castigo, gostaria de ver quem quereria ser o primeiro a entrar para a história.

Este Derby da última terça-feira? Nem me interessa... Vi o jogo mas no meio de tanta agressão e simulação deixo de fora a minha opinião.

Mais uma vez aqui o digo, o Futebol Português é um vergonha, a arbitragem já está a pensar na próxima jornada onde repetirá os erros que cometeu este fim-de-semana, os dirigentes devem estar a receber o seu e olha, para o ano há mais, os jornalistas estão contentíssimos porque o fórum SportTv é um sucesso e eu cá ando a ver esta palhaçada toda!

Quanto ao muito que já foi aqui comentado neste blog sobre o jogo concordo com todos, acho que têm todos razão.

Falta vergonha e falta competência neste desporto que eu tanto gosto!

Um dia será melhor, tenho a certeza!