terça-feira, 13 de abril de 2010

Derby eterno





Aqui está o post que tanto esperavam. E porque um derby é sempre um derby a polémica segue dentro de momentos nos comentários.

42 comentários:

Ped Zimmerman disse...

Eu não consigo prever resultado nenhum, se há jogo lixado é este!!!

Nem sei que diga...

Dores disse...

Quero e' perguntar ao especialista fisico se, em teoria, e' preferivel ter mais tempo de descanso, ou ter tempo "minimo" para recuperação e a equipa em modo competição.

Desde já obrigado :)

JNF disse...

Quero que o Benfica esmague o Sporting (como é natural). E penso que os sportinguistas querem o oposto. Mas olhando racionalmente para isto, aposto na vitória do Benfica por 1-0, golo num lance de bola parada (Carriço é o jogador mais alto do Sporting e tem "apenas" 1,83 m, contra 1,87 de Javi, 1,88 de DL, 1,93 de Cardozo e Luisão)

Ped Zimmerman disse...

Neste momento da época parece ganhar alguma relevância o tempo de descanso, não há que negar, o problema é que neste tipo de jogo a capacidade física de ambas as equipas (estando ela mais ou menos equilibradas nesse aspecto) é um factor menos importante.

A componente psicológica, especialmente em derbis, leva a melhor sobre todos os outros aspectos. Ambas as equipas estão em ritmo alto de competição não me parece que mais 2 ou 3 dias de descanso tendo o Benfica tido 4 para recuperar façam a diferença.

Em condições normais parece-me que quanto mais o tempo de descanso (passado o mínimo de 2, 3 dias) só é pior, daí a intensidade de treino no início e meio de da semana e depois uns dois dias de recuperação... Mas falta-me prática, em teoria é mais ou menos assim :P

José Carlos disse...

ah o carriço é o jogador mais alto do sporting? ele nem 1,83 mede mede 1,81, o jogador em campo mais alto do sporting excluindo o Rui patricio é o saleiro.

Ped Zimmerman disse...

Ehehe tava tão à espera desta correcção eu :)

Anónimo disse...

Recordo que o clássico SLB x Sporting estava inicialmente agendado para 11 de Abril, mas foi adiado para hoje devido ao SLB ter jogado em Liverpool há cinco dias atrás.

Porquê este adiamento? Se o "derby" lisboeta fosse disputado na data inicialmente prevista - domingo à noite -, não se cumpririam os três dias de intervalo entre os dois jogos?


Claro que cumpriam. Aliás, Hamburgo, Wolfsburgo, Fulham, Liverpool, Atlético de Madrid e Valência jogaram todos no... domingo!

Enfim ! Mais uma para juntar a este grande campeonato Miseravel !

Ped Zimmerman disse...

Eu não tenho a certeza mas acho que foi adiado porque o Benfica resolveu pedir e o Sporting resolveu aceitar?

JNF com toda a certeza ilucidar-nos-á dentro de instantes...

JNF disse...

Ilumino pois, e tiro da escuridão os ignorantes.

Sabem quando é que o acordo para adiar o jogo foi estabelecido? Antes da segunda-mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, onde o Sporting ainda estava (e pensava que ia passar). Quem propôs o adiamento foi o Benfica e o Sporting concordou.

Palavra do Senhor.

JNF disse...

Eu estava a falar de pessoas feitas fora de provetas. Agora a sério, não contava que ele fosse titular.

José Carlos disse...

mesmo feitas fora de provetas artista, o tonel é mais alto que o carriço.
pois não queres que eu te insulte.

Unknown disse...

Concordo q o adiamento foi feito antes da 2ª mão dos 1/8. Teoricamente iria beneficiar as 2 equipas, embora não concorde.

O jogo acabou há pouco e o SLB ganhou. Houve um Sporting superior na 1ª parte e na 2ª apenas desapareceu, como o fez ao longo da época. Não consigo perceber esta mudança de postura súbita. Enfim... muito trabalho há a fazer para a próxima época.

Embora não ache que teve influencia directa no marcador, gostava que me elucidassem o pq de em 2 lances iguais (Izmailov contra o R. Ave e hoje o do Luisão) com decisões disciplinares diferentes. Não são ambos entrada a pé juntos no meio-campo. Não são ambas puníveis com vermelho directo? Enfim... Antes que me caiam em cima, mais uma vez digo que não foi por aí que o Sporting perdeu.

SL

JNF disse...

Dos lances do Veloso sobre o Ramires e do Carriço (ou Tonel?) sobre o Éder Luís não falam. 26 pontos e ainda acham que o problema não é deles. É pá, acordem para a vida sff! E deixem de dar esse rabiosque ao PdC, vai comer-vos o treinador que querem comprar. Hellooooooooooo!

Unknown disse...

Época 2000/2001 diz-te alguma coisa? Se não te diz nada vai ver.

Em relação ao futuro treinador do Sporting não te preocupes, o PdC já contratou o dele e é alguém que já fez o que tinha a fazer no meu (foi já visto no Porto há 2 semanas a procurar casa e no fim-de-semana passado jantou em Lx com RTeles).

Veloso viu o amarelo e bem. Carriço talvez merecesse o amarelo sobre o Éder Luís, embora o jogo estivesse parado e houvesse algum teatro como é já apanágio em alguns jogadores do Benfica (ver quantidade de mergulhos na área esta noite - o Coentrão foi o mais amador da noite).

Em relação ao Luisão, se achei justo na altura a expulsão do Izmailov, acho que a cor do cartão ao Luisão seria a mesma (gostas tanto de regulamentos não percebo agora a falta deles). Agora se não percebeste o que disse e quiseres continuar a ser mentecapto e arrogante com a mania que é o deus da sabedoria eterna fica (embora digas dezenas de calinadas que apenas as ignoro para não mostrar o ridículo a que chegas). Conforme eu disse, não foi com esse lance que o Sporting perdeu o jogo. Foi com a falta de postura/entrega de alguns jogadores como foi apanágio ao longo da época. "Houve um Sporting superior na 1ª parte e na 2ª apenas desapareceu, como o fez ao longo da época." Parece que disse isto, ou não?

Eu classifico os adeptos do outro lado da circular da seguinte forma:

Benfiquistas; lampiões; galináceos.

Amigos Benfiquistas tenho muitos com quem gosto de discutir futebol, e com quem costumo ir ver jogos (qb) na Luz (antiga e nova), e com o prazer de estar lá a ver um jogo de futebol, independentemente de quem esteja em campo.

Tu ao inicio eras apenas um lampião. Como diria o nosso amigo SA, o típico adepto de vermelho que só vê vermelho e gosta de andar em C.Comerciais ao Domingo à tarde com o fato de treino do clube do qual é adepto.

Começo a pensar que és um galináceo, que é aquele adepto que é aquilo que descrevi no parágrafo anterior mais o facto de ser arrogante nas vitórias e andar desaparecido nas épocas que acabam em 6º a 23 pontos do 1º e nem se classificam para competições europeias.

Só mais uma pergunta. Onde andaste nas últimas 4 épocas?

P.S.- Dores, do pouco que conheço de ti considero-te Benfiquista. :)

JNF disse...

"Onde andaste nas últimas 4 épocas?"

Olha, meu caro, mais de 600 posts escritos em eternobenfica.blogspot.com tens muito para ler.

Quanto à classificação em adeptos, é para o lado que durmo melhor. Pareces o Rui Santos a inventar classificações. Há gente para tudo.

Mas o cúmulo da parvoíce, que até me fez dar um salto do sofá, foi "Carriço talvez merecesse o amarelo sobre o Éder Luís, embora o jogo estivesse parado" seguido de "a cor do cartão ao Luisão seria a mesma [vermelha]". Loooooool então o jogo não estava parado?

Menos... menos... isso de estar mais próximo do último que do primeiro é assim tão mau?

Dores disse...

Meto aqui o meu comentário amanhã. Dureza no regresso a casa. Metro avariado, seca à espera de comboio, 50km de AE. mas lá diz a tarja: TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA É BENFIQUISTA!

José Carlos disse...

subscrevo o que o pedro disse, o dores é 1 pessoa com quem falo regularmente no barco, 1 pessoa culta, respeitadora, que sabe/ver/percebe futebol, ao contrário de ti JNF que és apenas 1 pessoa super frustrada que tentas ganhar expressão no e-world. chama-lhe rui santos chama-lhe o que quiseres, mas aposto que és gordo, feio que nem 1 porta e deves rondar o metro e 70 de altura se tanto, logo percebo a tua necessidade constante de afirmação.

Unknown disse...

Citaste-me de forma incompleta o que denota Burrice pura da tua parte. Eu disse "Carriço talvez merecesse o amarelo sobre o Éder Luís, embora o jogo estivesse parado e houvesse algum teatro como é já apanágio em alguns jogadores do Benfica (ver quantidade de mergulhos na área esta noite - o Coentrão foi o mais amador da noite)." Vê as imagens. Há parece q não viste bem, pois não sabias dizer se era o Carriço ou o Tonel.

Citar a apenas o que interessa continua a demonstrar o quanto mentecapto és.

Tu deves ser como o João Querido Manha que na passada 5ª feira na Antena 1 gritou fora-de-jogo no 1º golo do Liverpool e hoje ainda contínua tentar arranjar argumentos para considerar faltoso esse mesmo golo. enfim...

Davidinho disse...

O Luisão escorregou...

JNF disse...

Pedro,

"(ver quantidade de mergulhos na área esta noite - o Coentrão foi o mais amador da noite)"

pronto, eu sabia que não aguentavas sem dizer mais asneiradas, mas não te lembras de na primeira parte, na área do Sporting, o Abel mandar um mergulhão e um grito que eu ouvi (e estou perto dos DV, mas no piso 3)? Claro que não te lembras. Nem disso nem de um GR borrado a queimar tempo desde o 1º minuto.

Zé Carlos,

o meu índice de massa corporal é de 22. Tenho 1,73 metros (mais do que a maior parte dos jogadores do Sporting). Mas olha, quanto à altura, há gente aqui no blog que mede menos que eu, por isso, não entres por aí. Quanto à frustração, é verdade, sou muito frustrado pela vida que tenho: vivo debaixo da ponte, estou desempregado, acabei de sair da cadeia, a minha namorada fugiu com o pouco dinheiro que tinha na conta bancária, tenho diversas DST's, a minha família votou-me ao abandono e o meu clube está a 26 pontos do primeiro. Ou então não.

Unknown disse...

Coitado! Este é daqueles que vê FM ao vivo! LOLOL

O teu treinador ontem foi humilde o suficiente para admitir que o Sporting esteve melhor na 1ªparte. Pena não saberes o que isso é - HUMILDADE.

Se consideras o lance do Abel um mergulho para a piscina (que eu não considero nem mergulho nem falta) aí sem dúvidas que o Benfica deu goleada em saltos para a piscina. O Di Maria até vai em 1º lugar na piscina de ouro. Ao que consideras a mais uma asneira, digo-te que deves ter problemas de leitura graves, pois essa frase já tinha sido escrita.

No capítulo das asneiras, se eu tivesse a paciencia e tempo de colecionar as que aqui já foram ditas por ti.... Eram um texto hilariante e comprido.

Continuas Mentecapto porque inventas o facto de eu querer justificar a derrota do meu Sporting com desculpas, quando a primeira ideia que eu deixei no meu primeiro comentário foi que perdemos porque falhamos como equipa na 2ª parte.

Puto, aprende uma coisa: A nobreza de uma pessoa é vista pela forma humilde como encara a vida, no triunfo e na derrota. Mas aqui está uma palavra que não consta definitivamente do teu léxico.

Dores disse...

Nota prévia: Esta minha análise será feita com a visualização do jogo num topo.

Claramente podemos separar o jogo em 2 partes (siga cliché): Pré-Aimar e Pós-Aimar.

1ªparte: Sporting entrou bem tacticamente, a conseguir bloquear as saidas para o ataque do Benfica, tanto que a maioria das bolas de ataque foram em passe longo para o Cardozo.

Não percebi certas atitudes de perda de tempo na reposição das bolas. Seria para enervar talvez...

Apesar de algum ascendente leonino, o Sporting nunca criou uma verdadeira oportunidade de perigo, mas tenho de ser sincero, senti algum nervosismo pq nalgum canto poderia surgir golo.

Intervalo: Foi aqui onde Jesus ganhou o jogo. Tirou o "sem pescoço" e meteu o mágico argentino. A bolinha nos pés daquele menino é outra coisa... Aimar recuou muito mais que o "sem pescoço" (que praticamente só caia para a ala), equilibrando a luta no meio-campo,onde o Sporting teve a superioridade numérica durante a 1ªparte.

2ª parte: Surge O Benfica. Aquele que me tem habituado esta época. Bola no chão, linhas de passe sempre abertas e o Sporting desaparece. Não percebi a insistência no Djaló nos 90min e o pq do Liedson jogar tão fora da área, mas agradeço ao Carvalhal. Os golos acabam por surgir com naturalidade pelo pendor ofensivo que se verificou.

Sobre os casos polémicos: Mais que violenta, a entrada do Luisão foi completamente imprudente, mas o relvado estava molhado e talvez isso tenha servido de atenuante para a amostragem do cartão amarelo. Vermelho não me chocaria mas ainda não consegui descortinar se acerta em cheio no Liedson (ainda tenho de ver o jogo na TV).
Uma certeza, é que não foi pela entrada do Luisão que o Sporting perdeu, nem é pelo Luisão que está a 26 pontos do Benfica. Acho que a direcção e adeptos deviam resolver os problemas internos e não culpar as arbitragens pela desorganização que tem sido o seu clube nesta época.

Sobre os penaltys, só me pareceu aquele do pontapé do Grimi ao Cardozo. O remate do Carlos Martins nem por isso. Se houve alguma situação polémica a favor do Sporting, sinceramente não me lembro.

JNF disse...

"Puto, aprende uma coisa: A nobreza de uma pessoa é vista pela forma humilde como encara a vida, no triunfo e na derrota. Mas aqui está uma palavra que não consta definitivamente do teu léxico."

Qual palavra? Derrota?

Já agora, não disse que o Benfica foi melhor que o Sporting na primeira parte. Onde é que viste isso? Aliás, trago-te aqui o que escrevi no meu blog: "
À semelhança de Éder Luís, a equipa do Benfica realizou os primeiros 45 minutos mais fracos deste ano na Luz. A pressão alta do Sporting, logo no primeiro quarto do campo, fez com que Luisão e David Luiz tivessem muita dificuldade em sair a jogar. O Benfica só conseguiu levar perigo à baliza de Rui Patrício através de lances de bola parada, mas nem esses saíram bem, de tão mal executados que foram. O Sporting soube explorar o contra-ataque e conseguiu levar perigo à baliza de Quim, que se mostrou inseguro desde o início, baqueando completamente num canto do lado direito, onde se sai à bola da maneira mais inacreditável possível. João Pereira, pela direita, também criou dificuldades a Coentrão e Ramires, que actuou muito tempo sobre a esquerda. No entanto, e apesar do maior domínio territorial dos verdes, não houve grandes lances de perigo para a baliza encarnada, apesar de admitir que se alguma equipa deveria chegar a vencer ao intervalo, essa equipa seria o Sporting. Falta claramente ao Sporting um médio ofensivo que saiba pautar jogo, que saiba construir lances de ataque. A primeira parte chegava ao fim com muito pouco futebol."

E claro, nota-se a falta de respeito que eu tenho pelo Sporting, ao chamar-vos de "verdes" e "leões". Eu sei que custa admitir, mas perderam e perderam bem.

Dores disse...

Esqueci-me de referir que por muito bom futebol que equipa jogue, há um grande espirito de grupo (e nisto, obviamente, as vitorias ajudam), de união em torno de um objectivo comum. E isto salta para a bancada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

JNF

Vamos lá ver uma vez por todas se nos entendemos (e acho que já estou a perder tempo demais ctgo).

A mim não me custa admitir nada. Acho que pelos 90m o unico vencedor possivel seria sempre o Benfica. Já o disse isso, parece que não sabes ler e interpretar o que se escreve, mas para isso o programa das novas oportunidades é bom.

Também nunca disse que tinhas dito que o Benfica foi melhor na 1ª parte. O que disse e te acuso há já algum tempo é em falta de HUMILDADE! É esta última palavra que acuso de faltar no teu léxico (claro que para teu bem espero que a palavra derrota não exista no teu léxico). Quando me refiro ao JJ é na questão da Humildade que ele ontem mostrou e até me surpreendeu um pouco. Quer no desporto quer na vida deve-se ser humilde qb no sucesso e no insucesso.

Obviamente que o Benfica jogou com 10 na 1ª parte e o JJ soube resolver e bem esse problema no intervalo (não acredito que era estratégia como ele o disse no Flash).

Tal como muito bem diz o Dores, e já eu o tinha dito, " é que não foi pela entrada do Luisão que o Sporting perdeu, nem é pelo Luisão que está a 26 pontos do Benfica." É obvio que é por outros motivos que têm que ser discutidos no seio da família Sportinguista. O que questiono é o critério da arbitragem ao longo do campeonato, nomeadamente entre o lance do Izmailov e o do Luisão, que para mim são os 2 para vermelho directo!

Dores disse...

Mas no aspecto dos cartões, acho que o João Ferreira foi coerente... A entrada do Miguel Veloso junto à bandeirola de canto foi a matar (tb tenho de rever melhor na TV)e mostrou amarelo. Acho que há outra do Moutinho ao Ramires que não me lembro o que aconteceu (em termos disciplinares). Pelo menos dentro deste jogo o árbitro foi coerente.

Mas já se sabe que nem todos se regrem pelos mesmos parametros, sendo o caso mais extremo o Pedro Henriques...E isso é criticável e todos nos queixamos.

Eu por exemplo, queixo-me do golo anulado do SLB-Académica, do ano passado, que foi tirado a papel quimico do 1º golo do Liverpool. Os 2 sem falta!

Dores disse...

Já agora se alguém arranjar um link com a entrada do Luisão ao Liedson eu agradecia. Foi o único lance que ainda não consegui ver.


A entrada do Moutinho ao Ramires é para vermelho directo. Arrepiante! A conclusão que eu tiro é que o Ramires é feito de ou plástico ou kevlar...

Depois de ver a repetição não sei se marcaria penalty sobre o Cardozo qd o Grimi o pontapeia. Aceito a decisão. Mas o que me fez rir foi o Miguel Prates:"Aqui Cardozo a colocar mal o pé" wtf? Pede para cagar e sai... Um canal pago e tem de ouvir estas atoardas?

Miguel Veloso entra a pés juntos sobre o Ramires, completamente sem nexo... Ainda bem que o brasileiro saltou... Seguindo o critério (do arbitro) é amarelo, pois parece-me semelhante é entrada do Luisão.

Dores disse...

E ainda há a patada do MV sobre o Kardec que o João Ferreira vê mas nada fez...

Isto foi o que eu vi, se fui selectivo? Talvez. Obviamente que dei mais ênfase aos lances que fui recolhendo por aí nas hordes benfiquistas

O lance entre o DL e o Moutinho não me parece polémico mas se acharem, estejam à vontade para argumentar.

A minha última nota sobre o jogo é mesmo para dizer que o Costinha foi muito infeliz naquela ida à Sala de Imprensa. Tentou culpar os árbitros por uma época com uma organização caótica, directores desportivos ora armados em boxeurs ora armados em ditadores e um fantasma Vilas-Boas sempre presente nas costas do Carvalhal.

Passo a bola para o resto dos comentadores se quiserem discutir alguma situação! Um passe à Aimar ;)

Davidinho disse...

Toma lá Dores : http://www.youtube.com/watch?v=AQd9laLtTP8

benfica justissimo vencedor , mas quem me disser que isto não é para vermelho e que a expulsao não podia condicionar o jogo , NUNCA MAIS FALO DE BOLA AQUI.


E já que falaram em dualidade de critérios apenas recordo a jornada em que o Sporting recebeu o braga (já nao me lembro se foi neste ano ou o ano passado) em que houve 3 penaltys clarissimos e IGUAIS(mão na bola) a favor de benfica , porto e Sporting. Qual foi o unico que não foi assinalado ? Pois...

Consumam maça Gold.
Despeço-me com amizade

Unknown disse...

No lance do DL com JM já vi penaltis marcados por menos. É daqueles que não é carne nem peixe.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JNF disse...

É claro que a entrada do Luisão é para vermelho. Como o Veloso, o Carriço e o Abel deveriam ter sido expulsos por acumulação de amarelos (ou até vermelho directo ao Veloso). E ainda falta falar no Moutinho.

Quanto ao possível penalty de DL sobre JM concordo com a decisão do árbitro. Nem consigo perceber como podem afirmar que o lance de Carriço não há penalty.

Davidinho disse...

Não vias o TV rural (não o Telerural com o Quim e Zé) na RTP 2 ?

Dores disse...

Para mim não há penalty do Carriço. Se reparares ele faz-se ao lance com o braço atrás das costas. Depois obviamente mete o braço para apoiar o corpo quando faz o carrinho. (caso não pusesse o braço ainda partia a clavicula!) Só o Zé Carlos é que vai perceber esta...


Ou seja, o braço está numa posição "natural". Acho que não é comparável a uma jogada do Karagounis com o Desportivo das Aves. Tenho noção é que o meu critério para estes lances se tenha modificado ao longo dos anos!



O máximo que me lembro da TV Rural foram os recentes anuncios da Compal. MAS VIA O 70x7 ! apsojgpsoagjaspoj

Dores disse...

Como este é o post mais comentado e visitado:

ESTE BLOG AGORA, ATÉ PARECE UMA COISA A SÉRIO COM UM POST ESCRITO!

era só isto.

Adeus e obrigado

JNF disse...

Lindo, pá. Até me comovi, agora.

camilo disse...

Devia ter visto a merda do jogo em vez de ter ficado de volta da tese.

Cheira-me que esta era uma discussão em que me ia dar gozo entrar!


... ou isso ou chateava-me (acho que depende de estar ou não no trabalho. Descobri que das 10 às 19 sou menos tolerante).

José Carlos disse...

com o passar dos posts vê-se os individuos que têm classe e os que não tÊm. o dores é lampião mas acima de tudo é 1 gajo coerente e credível, dizer que o lance do carriço é penalty só pode ter 1 défice mental sinceramente.

Dores disse...

Odisseia em tempo de derby

http://complexidadeecontradicao.blogspot.com/2010/04/benfica-2-0-sporting.html

JNF disse...

Falar de classe e a seguir chamar atrasado mental. Lindo.