segunda-feira, 4 de abril de 2011

Futebol Clube do Porto Campeão Nacional desde 1893



Benfica 1 Porto 2

Grande vitória!

"O futebol é mais que uma corrida de 100m, é mais que 10 jogos, é mais que mata-mata, é consistência, persistência, capacidade de recuperação, vontade de vencer" Ped Zimmerman

É um luxo poder assistir aos jogos da minha equipa com a tranquilidade técnica e táctica que o Porto me permitiu fazer em mais de 90% dos jogos a que assisti este ano. Toque de bola, pressão a meio campo fantástica e eficaz, a contra-atacar ou a jogar contínuo sempre com calma e com uma solidariedade entre jogadores muito acima da média. É brilhante ver a consistência de uma época, jogo após jogo, mês após mês, estação após estação, sem altos nem baixos e sempre, sempre, com muita qualidade e pragmatismo.

"Apagámos tudo, até a luz" Jorge Nuno Pinto da Costa

O apagão e a água vieram dar um brilho especial aos festejos. Confesso que os festejos não estavam a ser grande coisa e após um débil mental ter decidido apagar a luz e gastar água as fotos ficaram com outro contraste. Acrescentou algo de especial à festa Portista e eu acabei por gostar bastante da decisão.

Um clube grande não basta ser sério, é preciso ser sério. Um clube sério tinha congratulado o seu adversário e jogadores campeões tinham levantado a cabeça e tinham aplaudido o seu adversário em pleno relvado. Tinham saído por cima e não tinham denegrido a imagem do Sport Lisboa e Benfica. Que o meu Porto fizesse isso também fosse esse o caso. Infelizmente o futebol está um nó abaixo do que deveria estar em muitos aspectos.

"A cultura do toque" André Villas-Boas

Fartei-me de elogiar o estilo de jogo do Porto aos longo de toda a época, o seu pragmatismo nalguns casos, o seu estilo noutro e a sua cultura de vitória sempre. Hoje o jogo do Porto foi fenomenal. Com toque de bola no meio campo, com espaço, com movimento, com calma e com muita inteligência.

No jogo de ontem confesso que queria ter visto o Hulk por duas ou três vezes a chatear o Airton, mas a decisão de deixar o Hulk na direita a segurar o Coentrão não saiu nada mal e os lances de pergigo foram surgindo com naturalidade.

"Eu sou Porto!" Helton

Eu também Helton, eu sou Porto, eu sou briga, eu sou luta, eu sou vitória. Eu jogo para ganhar, eu gosto de ganhar. Eu também sou Porto! E ontem assim como em toda a época fomos o Grande Porto!

"Eu não sou electricista" Jorge Jesus

Não é, mas tem dias que parece. Há dias que inventa que parece um electricista a treinar uma equipa de futebol. Ontem não foi o caso, mas quem durante uma época mete uma equipa a jogar nos limites, que tenta golear a todo o custo, que não descansa com a bola, que só quer velocidade, que só quer humilhar, arrisca-se a fazer 20/30 jogos em que era capaz de rivalizar com os grandes europeus e a fazer 10/20 jogos em que luta para meio da tabela. Foi assim em vários momentos da época e foi assim ontem. Uma equipa sem ritmo, sem vontade, mas acima de tudo sem força, esgotados, física e psicológicamente. É penoso ver os jogos do Benfica nestes últimos meses. Com equipas medianas dá para disfarçar, com uma máquina de guerra chamada Futebol Clube do Porto acontece o que aconteceu na maior parte da época. A preocupação nos adeptos Benfiquistas é não conseguirem ser consistentes e querem ganhar, legítimamente, dois e três campeonatos seguidos mas assim, desta forma, bruta e atabalhoada, sem gestão adequada dificilmente o conseguirão.

Para a história fica o resultado e o mais um título, o 25.º da História do Clube no Campeonato Nacional.

Parabéns Futebol Clube do Porto!

Por fim um BASTA, um NÃO à violência!

Ped Zimmerman.












17 comentários:

José Carlos disse...

Deus é grande e não dorme. Passaram a vida a falar que foram roubados e nem assim admitem a superioridade. Ainda ontem a arbitragem foi uma roubalheira descomunal, tudo fizeram para que o Porto não fosse campeão na luz, mas a dada altura do jogo a supremacia do porto era tão grande que mais parecia um jogo da taça de portugal entre uma equipa da primeira e outra da 2º divisão. Para finalizar e esta é a verdade, o Benfica e os seus adeptos passam a vida no auto-elogio, com a ilusão de que são os melhores do mundo, cegos tão cegos que não vêm que o Porto é de longe o melhor e o único clube português com estofo europeu. PS: não preciso de estar bebado para dizer a verdade.

camilo disse...

E violência verbal? Este blog morreu?

José Carlos disse...

quando não há argumentos calam-se. aliás eles são sempre assim, só falam quando ganham.

JNF disse...

Há argumentos. Aliás, até fiz um comentário bem longo, mas a caixa de comentários do blog "comeu-o". Mas para o idiota residente eu faço um comentário especial.

Comecei por dizer que é bonito ver o Moutinho festejar. Gosto de ver as pessoas realizadas e lembro-me perfeitamente do que o Moutinho disse à data de saída de um clube qualquer onde se forjam resultados eleitorais: queria jogar num clube que lhe permitisse ser campeão, o Porto, o Benfica, ou no Azerbaijão. E quem diz Moutinho diz Varela. Ou o Beto.

O verdadeiro cego (e bêbedo e atrasado) é aquele que, depois de ver o seu clube mergulhado na merda há anos, ainda consegue vir aqui ao blog falar mal do clube rival que ainda assim vai acabar em segundo lugar a mais de 15 pontos do seu clube.

O Porto foi melhor e mais competente no jogo de domingo. Venceu com justiça apesar de se notar que quando o Benfica carregava um bocadinho aquela defesa com Fucile, Rolando e sobretudo Maicon tremia por todos os lados. Mais. Os 10 golos sofridos pelo Porto este ano revelam duas coisas que já tinha dito no Eterno, salvo erro: os favores que o Porto teve este ano em termos de penalties escandalosos (nem vou falar dos discutíveis) não assinalados contra, como o do Rolando na Choupana ou os do A. Pereira em Vila do Conde entre outros, e a fraquíssima qualidade das equipas deste nosso campeonato que está claramente dividido em 3 grupos. O das duas equipas mais fortes, Porto e Benfica, dos aspirantes a lutar pelo topo, Braga e Sporting, e restantes miseráveis sem qualidade para ombrear com os 2 primeiros.

Parabéns ao Porto? Não posso dar. Apesar de achar que o Porto tem um plantel mais equilibrado e um onze titular ligeiramente superior ao do Benfica, gostaria de saber como teria sido este campeonato sem as habilidosas arbitragens contra a Académica (1ª jornada), Guimarães (4ª), Braga e outras. Nem falo nas do Porto, senão volto a exceder o limite de caracteres.

Para terminar, os comentários do José Carlos voltam a demonstrar o tipo de adepto básico e patético do clube dele: preocupação número um, Benfica, número dois, Benfica, número três, Benfica. Em quarto fica o Sporting, o que vai começar a ser hábito nas próximas épocas. Com o clube dele a morrer, fala do Benfica, foda-se que falhado. Essa azia deve estar no topo, depois de mais uma temporada de encavanços dos rivais, não é? Aguenta e não chora, já dizia o jeitosão que fez a merda da vossa estrebaria (belo termo para usar nesta frase).

Por fim, duas notas:

1 - Saleiro e Adrien voltaram a fazer uma época fantástica.

2 - Carreira, os comentários feitos no blog são direccionados para algum e-mail? Se sim queria que recordasses ao homónimo do Malato uns comentários feitos há uns meses em que ele se gabava que achava que o Sporting ia acabar em 2º e o Benfica em 4º, quando eu lhe dizia o contrário.

Já agora, gostava de saber o que o Pain tem a dizer do jogo e do campeonato.

José Carlos disse...

1º-Moutinho? Varela? Beto? o moutinho ainda rendeu dinheiro ao sporting, quanto rendeu maniche,deco,ovchinikov,etc ao teu clube?
2º-mergulhado na merda aos anos? ainda á pouco tempo com um plantel de putos e metade do vosso orçamento acabamos 2x á vossa frente e pelo caminho ainda nos roubaram 1 taça.
3º-4º lugar? engraçado...lembro-me de quem já tivesse ficado em sexto...
4º-Ainda não ganhaste nada este ano, por isso não fales muito pois tou a ver o Porto fazer-te a folha novamente para a taça, e ganhares a taça Uefa é mais provável que o Cardozo assine amanha pelo Real Madrid.
5º-Quando tiveres colhões pede ao carreira para te apresentar, por trás do PC és um rambo, ao vivo borravas a cueca.

JNF disse...

1 - Mas estamos a falar de dinheiro? "Ah, a minha esposa saiu de casa e foi viver com o mecânico, mas ao menos o mecânico pagou-me" diz o José Carlos satisfeito. Se é assim que pensas, força nisso.

2 - Sim, mergulhado na merda. Dois campeonatos conquistados em 28 anos é de facto fantástico. Para o ano será a 10ª época consecutiva em que não são campeões. Estás contente? Se sim, só revelas a falta de exigência que conduziu o Sporting a este ponto.

3 - O Sporting já ficou em 5º, o Benfica em 6º, o Porto em 9º. E então? É isso que faz um clube maior que outro? Eu não estava contente quando o Benfica ficava em 4º ou 6º lugar, já tu pareces feliz com a actual classificação do Sporting. Uau...

4 - A diferença entre Benfica e Sporting esta época é que nós ainda não ganhámos nada e vocês já sabem que não vão ganhar nada. E quem assina pelo RM amanhã é o Beto.

5 - Não tenho interesse em conhecer-te.

José Carlos disse...

Nem que o sporting fosse parar á 3º divisão eu nunca deixava de ser do sporting, nem eu nem muitos como eu. Aí é que está a diferença do sporting para os outros clubes, podemos estar muitos anos sem ganhar nada, mas somos 100x mais fieis ao clube que vocês disso não tenhas dúvidas. Admito que o sporting não seja um clube ganhador, desde que nasci só vi o sporting ganhar meia dúzia de titulos é verdade, mas o benfica é a mesma merda, pouco mais ganhou que o sporting mas a vocês não vos cabe um feijão no cu de tão inchados que andam constantemente sem razões para tal. Intitulam-se de clube grande mas não o são, fazem-me lembrar o liverpool, já foram outrora, enquanto não ganharem um pouco de humildade e não ficarem "bebados" sempre que ganham qualquer coisa, nunca mais irão dar sequência aos títulos.

JNF disse...

O problema do Benfica é em parte esse. E outros. Já dizeres que os adeptos do Sporting são fiéis, é de rir. Com 10.000 pessoas no estádio e a festejarem vitórias do Porto, são tão fiéis quanto o Berlusconi.

José Carlos disse...

Isso é demagogia barata, todos fazem isso em igualdade de circunstâncias.

JNF disse...

Nunca o Benfica, na nova Luz, teve 10.000 adeptos num jogo. Nunca. Nem festejo vitórias de outro clube português que não o meu.

camilo disse...

Uma acha na fogueira...

quantos, QUANTOS benfiquistas celebraram a derrota do Sporting na final da taça uefa?

E essa dos 10000 não discuto porque não sei... mas duvido. Isso duvido... e só se foi na "nova luz". Mas dá-lhes tempo. É que a bola, como a maioria das coisas, é cíclica... até o Pinto da Costa vai morrer. Eventualmente...

E quanto a não ir ao estádio, também te digo uma coisa... com o Sporting a jogar assim querias o quê? É que essa merda do amor incondicional guarda-se para 3 ou 4 pessoas na vida toda. O Sporting 'tá doente, é normal que os sócios não o queiram ir chatear. Deixam-no repousar, melhorar, e depois logo o visitam.

Eu falo por mim... pago as minhas cotas, gosto muito do Sporting... mesmo que vá para a 3ª divisão. Mas ir ao estádoi para sofrer no pouco tempo livre que tenho? Lamento... gosto demasiado do meu coração para isso...

camilo disse...

*quotas

Ped Zimmerman disse...

Eu acho que o mais importante deste post era o jogo do passado Domingo e a vitória do Porto no campeonato.

Quanto ao resto ambos os clubes estão muito mal organizados, a grande diferença é o dinheiro que entra às pazadas na luz e que sai às pazadas de Alvalade. Tirando isso o Porto continua muito superior, se querem insistir nas questões de arbitragens, cada um compra o que quiser, eu cá, vendo o futebol jogado o Porto é muito superior a todos por todas as razões que já referi. O ano passado o Benfica jogou mais coisa menos coisa 50% dos jogos contra 10 ou 9 jogadores e só se falava no rolo compressor, quando este ano, contra um grande Porto o Benfica faz 18 vitórias consecutivas e nem cheirar o Porto conseguiu. A diferença é tão avassaladora que trazer desculpas, sejam elas quais forem não me parece justo, correcto e adequado.

O Sporting precisa de pulso firme, o Benfica precisa de um presidente com mais personalidade e menos trafulha (o que o impede de dizer mal do tratamento a que foram sujeitos em Braga por exemplo) e o Porto está bem e recomenda-se.

JNF disse...

camilo(1) e maxi(2):

1 - Muitos celebraram, certamente, eu não celebrei. Até me deu pena. Claro que não festejaria a vitória do Sporting, mas também não me incomodava minimamente (até porque 4 dias antes o Luisão tinha sentenciado o campeonato, isso é que me interessava). Na nova Luz nunca houve um jogo com menos de 10.000 pessoas, isso posso garantir-te. O mínimo que houve foi contra o Penafiel na época do Quique (um jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal a um domingo à noite, em Novembro) e contra o Setúbal para a Taça da Liga na época do Camacho. Nem quando o Benfica ficou em 4º lugar houve, no campeonato, menos de 25.000 nas bancadas. Eu pelo menos não deixei de ir ao estádio na época do Chalana.

2 - Rolo compressor não existiu contra 11 adversários, é isso? Olha, tenho aqui uns rip's no PC de jogos em Marselha, com o Porto no Algarve, com o Everton na Luz e em Liverpool, com o Hertha na Luz, com a Naval, com o Leixões, Académica, Belenenses, Guimarães, 8etúbal, etc, etc, etc, jogos e mais jogos em que jogámos contra 11 o jogo todo e onde massacrámos.

Se o Benfica precisa de um presidente menos trafulha (e precisa, de facto), o Porto está bem e recomenda-se? Hein?! Já ouviste falar em Pinto da Costa?

camilo disse...

Eu não deixei de ir ao estádio na medida em que raramente vou ao estádio. Sei que o apoio ao clube se faz presencialmente, sei que o jogo é mais emocionante ao vivo, mas também sei que prefiro gastar o meu dinheiro de outra forma. Talvez seja menos sportinguista assim, pelo menos para alguns olhos, mas "as verdes" fazem-me falta, agora mais do que nunca. Só disse que compreendo que não se vá. Já viste o futebol do Sporting esta época? Pois...

Relativamente ao Porto, 2 coisas: ainda não me esqueci das escutas, e não tenho qualquer dúvida do tipo de influências sujas que existem no mundo d'a bola. Acredito, apesar de tudo, que ganhem a taça uefa, porque têm equipa para isso... O domínio tem sido brutal, mesmo com umas ajudas.

camilo disse...

Acrescento ainda que na luta fcp-slb, o benfica - à semelhança do real em espanha - se arrisca a morrer na praia em (quase) todas as competições. Não porque tenha má equipa, mas porque o adversário directo não está nada fácil

Ped Zimmerman disse...

1. Meu caro sou FÃ do rolo compressor! Não percebeste bem, só se falava disso! Não disse que não existia, e nunca pus em causa o campeonato do ano passado e até te digo mais, gostava bastante que o Benfica estivesse a jogar o que jogou e o Porto como está, seria um campeonato à maneira.

2. Pinto quê? Lol Essas montagens do youtube... lolol

Por trafulha entenda-se menos trafulha e mais percebedor de futebol. O que anda o Rui Costa a fazer lá no meio? Não se pode despedir o Quim e ir buscar um puto. O Roberto no Porto tinha feito meia época bem feita e depois logo jogava a titular um ano inteiro. Mas o Jesus é que sabe...