quarta-feira, 29 de agosto de 2012

É sobre futebol e vai assim...

Liga ZON Sagres




Sporting Clube de Portugal

Dos melhores planteis dos últimos anos. Qualidade fora do normal para o meio campo. Tem de tudo e para todos os gostos. O sporting resolveu varrer tudo, plantel equipa técnica, e fazer de novo. Só se esqueceu que foi buscar muita gente sem experiência para a equipa técnica. Ex-jogadores que para cargos directivos e técnicos aos magotes não me parece ser a melhor das políticas. Quando saiu o Domingos (época que eu não estava a acompanhar) fiquei de pé atrás com a chegada do Sá Pinto. Não começou mal mas ao que se vê está a ter muitas dificuldades. Eu acho que a apostar tem que ser a longo prazo, a despedir tem que ser já. Eu sou pela continuidade... Ainda que até ver o Sá Pinto não trás muita coisa de novo.

*Erros: Não ter despedido o Sá Pinto e não ter contratado o Peseiro. O que ele fazia com esta equipa...

Pontos Fracos: Dispensas parvas e desnecessárias. Equipa técnica (?)

Pontos Fortes: Todo o plantel é fantástico.

Sport Lisboa e Benfica

Dos planteis mais desequilibrados dos últimos anos. A defesa está feita em cacos. Se o Maxi, Luisão ou Garay se lesionam não existe ninguém no plantel com qualidade semelhante para os substituir. Defesa esquerdo a polémica já vai longa. Por muito que o campeonato português dê para brincar um pouquinho aos laterais esquerdos assim que apanhar uma equipa que tenha um ala decente são meninos para sofrer 3 golos num jogo só por aquela ala. Parece-me extremamente irresponsável. Extremos são 6 se não contarmos com Bruno César que cai no meio. Se quisermos contar com o Melga e o Luisinho e o próprio Bruno César são 9. No mínimo estranho. Porque é que o Yannick Djaló continua num clube de topo? Ola John, muita atenção. Parece-me que vá ser o flop do campeonato. Vi uns quantos jogos e em todos os lances decide mal. Ainda não o vi fazer nada que se aproveitasse, já vi o Jesus apontar-lhe o dedo à frente de todos. Nove milhões pelo cano, cheira-me.

Uma muito má gestão da direcção (?) do Jesus (?) do Rui Costa (não me parece) que fará com que, na minha humilde opinião, o Jesus não acabe o campeonato e o Benfica acabe em 3.º ou 4.º este ano, dependendo do que o Sporting fizer. Se olharmos não se passa nada, mas a longo prazo penso que será o que vai acontecer.

Parece-me que vai ser um época de dar 6, 7 e 8 zero nuns jogos e depois empatar dois assim do nada. Disse que o Jesus me tinha surpreendido quando chegou e colocou o Di Maria e companhia a jogar daquela maneira e na época seguinte disse que ele tinha ainda muito a mostrar uma vez que iria perder jogadores importantes. O que é certo é que não faz grande coisa se não tiver jogadores de topo e mesmo com eles faz um plantel super desequilibrado ano após ano. Não passa de um treinador arrogante com um ego muito, mas mesmo muito maior que a sua competência.

Uma última nota. Carlos Martins. Sou fervoroso anti-Carlos Martins, não acho que traga nada de especial a uma equipa. É irregular e só isso não me atrai. E em meu entender o problema do Benfica também se nota aqui. O Carlos Martins levou o Benfica ao colo na pré-época. Isso não é bom, significa alguma coisa. E agora, quando menos se espera, joga Cardozo e Rodrigo em vez de haver um reforço no meio campo com o Carlos Martins.

Prevejo problemas dos grandes para o Benfica 2012/13.

*Erros: Não ter despedido o Jesus e não ter contratado o Peseiro.

Futebol Clube do Porto

Mais do mesmo. Campeão sem saber ler nem escrever. Foi o ano passado e vai ser este ano. O Vitor Pereira continua a querer cortar as pernas ao Iturbe. O Hulk chega dos JO, faz um treino e tira o lugar ao jogador mais positivo da pré-época, Atsu (gosto muito). Já desisti de compreender. Vai ser campeão porque tem uma equipa super-sólida, que tem jogadores que decidem com facilidade e porque reforçou bem o centro mais avançado do terreno.

*Erros: Não ter despedido o Vitor Pereira e não ter contratado o Peseiro.

Sporting Clube de Braga

A forma como ao longo destes três anos o Braga consegue manter os seus jogadores mais influentes é determinante para o sucesso desta equipa. Classificaram-se ontem, pela segunda vez na sua história, para a fase de grupos da Champions League e estão em grande. Vão reparando fim de semana sim, fim de semana sim nos resultados do Braga. Vai ganhar com facilidade. Vai resolver, vai jogar e vai dar trabalho a Benfica, Sporting e Porto sempre que os defrontar. Meio campo simplesmente brutal. Salino, Hugo Viana, Mossoró e Rúben Micael... Genial! 

Sou adepto do Rúben Micael desde há muito. É um jogador refinadíssimo e tinha gostado muito (cheguei a colocar aqui) que se tornasse um jogador a full-time no Porto ao lado do Moutinho. Infelizmente nunca o conseguiu.

As diferenças de qualidade que este Braga evidencia esta época são ainda mais notórias quando vemos jogadores como Alan a ter dificuldades de integração. Alan é um jogador de equipa pequena, que corre para a frente e pouco mais. Vai muito provavelmente acabar por sair da equipa. Já não tem qualidade para este Braga, assim como os Wenders não teriam.

Parece-me que o Braga acabará em 2.º lugar e com uma boa imagem na Champions e talvez na Liga Europa.

Erros: ?

Pontos Fracos: Provavelmente as soluções à equipa principal.

Pontos Fortes: Ter o Peseiro.

*Em Sporting, Benfica e Porto coloquei um * nos 'Erros'. Pois bem, para mim tem-se cometido um erro brutal quer para a evolução de jogadores quer para as finanças dos clubes em questão. Parece que estão agarrados ao passado e a alguns jogadores como se deles dependesse o mundo!

Porque é que o Sporting não vendo o VW, o Benfica o Cardozo e o Porto o Hulk? Querem que os jogadores acabem as carreiras nos respectivos clubes? O Sporting nunca mais terá propostas tão boas quanto as que teve agora por VW, o Cardozo este ano vale metade do que valia há dois anos, o hulk já não vai dar mais que isto no Porto. Não com este treinador. No caso do Porto assim que o Villas Boas saiu eu tinha vendido tudo. Álvaros, Fernandos, Moutinhos, varria tudo. Temos jovens, temos qualidade e temos depois disso poder de compra. Agora temos na sua maioria jogadores insatisfeitos. Eu acho o Cardozo o melhor ponta de lança do Benfica desde há muito, claro, não me parece difícil. Mas porque não vendê-lo e dar oportunidade ao Rodrigo que já mostrou imensas vezes que é um jogador de primeira água?

Não sei, não percebo os Heltons até ao fim dos seus dias por exemplo. Uma coisa é mística, outra coisa é não ganhar dinheiro com jogadores que passados anos são difíceis de substituir e não deram dinheiro.


1 comentário:

ganda disse...

Boa análise, acho que concordo praticamente com tudo o que dizes. não vender o Hulk por 50 milhões (se é como se diz) é só uma loucura! qual foi o jogador esta época que custou mais? ibra...