segunda-feira, 22 de março de 2010

50 anos!

Ontem (21 Março) fez 50 anos que nasceu o melhor e mais espectacular piloto de sempre da F1.


Ayrton Senna da Silva!

12 comentários:

JNF disse...

Cá está! Eis a oportunidade de falar de alguma coisa que não futebol!

Ora bem, Senna foi um piloto extraordinário que teve o seu auge curiosamente no final dos anos de ouro da Fórmula 1, no período de apogeu de McLaren e Williams, mas também dos pilotos Lauda, Piquet, Keke Rosberg e, o grande rival de Senna, seu colega de equipa, Alain Prost. Consegue a sua primeira vitória em 1985 precisamente em Portugal (pergunta clássica de Trvial Pursuit) quando guiava um Lotus e faz três boas épocas com a scuderia britânica, transferindo-se para a McLaren, que ainda equipava à Benfica.

Chega à McLaren em 88 e com ele chegam os novos motores da Honda, substituindo os TAG (Porsche). Em 4 anos com Prost, ganha 3 vezes e perda uma para o francês. Paradoxalmente foi com a saída do francês que a McLaren começa a perder gás e a ficar cada vez menos competitiva, e é a Williams que ocupa o lugar de destaque na F1, sendo campeã com Mansell e depois... Prost, sempre dando autênticas tareias na rival.

Até que chega o ano de 1994. Senna ingressa na Williams com a saída de Prost (campeão) e parece ser o grande candidato a vencer nesse ano. Consegue duas poles mas não consegue acabar essas corridas ficando a 20 pontos do vencedor de ambas, um jovem alemão chamado Michael Schumacher, aos comandos da Benneton. Na terceira corrida chegamos a Imola.

É em Imola que tudo se passa: primeiro com a morte de um piloto no sábado antes da corrida na curva Tamburello, a mesma que ditaria o fim de Senna. Era a primeira morte em 10 anos na F1, depois do vários acontecimentos terríveis, como os de 1977 onde Tom Pryce perdeu a vida ao chocar com um assistente de pista que resolveu atravessa-la para socorrer um outro piloto (obviamente que o tal assistente também morreu, aliás, ficou cortado em duas metades). Mas voltando a Senna, a sua morte foi logo no início da corrida, nas primeiras voltas, isto após uma segunda partida devido a um choque na primeira, onde esteve envolvido, adivinhe... Pedro Lamy.

Senna perde o controlo do carro na curva onde o tal outro piloto tinha morrido e choca violentamente contra o muro de protecção, vindo a falecer aí mesmo, dia 1 de Maio de 1994.

P.S. Camilo, 13 dias depois o Benfica ia a Alvalade espetar 3-6!

Ped Zimmerman disse...

LLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLL

És extremamente irritante!

:P

Mas com isso não queres dizer que a culpa foi do Lamy não?

JNF disse...

Não, coitado. Nunca culparia um aselha por um acidente destas proporções.

P.S. Não é para ser irritante, é um tratamento "carinhoso".

Dores disse...

wikipédia ambulante !

Lembro-me que ouvi o acidente na rádio mas pouco mais me lembro do Senna...

Ped Zimmerman disse...

Já somos dois, lembro-me do aparato na tv mas nessa altura gostava de brincar às barbies, não é que tenha deixado de gostar, mas já não lhes dedico tanto tempo como antigamente... :'(

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lamento discordar em relação à corrida de Imola de 1994.

O outro piloto era Roland Ratzenberger (Austriaco) e morreu na sexta-feira (1ª dia de classificação) na curva Villeneuve (vi o acidente em directo na RTP2 - sempre gostei da Williams e estava radiante de ver a Williams com o Magico Senna).

Já Senna morreu na curva Tamburello (salvo erro era a 3 curva do circuito de Imola antes das obras). Foi após uma 2ª partida em volta lançada e o acidente deu-se à 2ª ou 3ª volta.

Quanto ao acidente do Pedro Lamy, não se pode dizer que este teve culpa. No arranque o carro de J.J. Letho fica parado e ninguém assinalou esse facto com bandeiras amarelas. O pobre Lamy qdo viu nada podia fazer.

A curva Tamborello já era famosa por ter assistido a muito graves acidentes. Anos antes Nelson Piquet e N. Lauda tiveram acidentes gravíssimos. A título de exemplo o acidente de Lauda resultou na queimadura das mãos e cara (daí aquele rosto deformado).

P.S. Passados 15 dias realmente os lamps ganharam 3-6 ao Sporting. Depois em 15 anos apenas viram uma única vez o caneco nacional nas suas mãos, tal e qual o Boavista. O FCP viu por 11 vezes e o Sporting por 2 vezes.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Davidinho disse...

O meu idolo do Desporto em geral. E admito que soltei uma lagrimazinha quando o Senna morreu. Era genial , mais rápido , mais astuto , mais inteligente que os outros todos.

Uma frase dele guiou-me e vai continuar a guiar-me para o resto da minha vida :

"O impossível não existe quando se acredita verdadeiramente nos sonhos".

Eterno nº1

Unknown disse...

Há pouco esqueci de dizer que gostei muito de ver no ultimo grande prémio o sobrinho na circo da F1. As parecenças físicas são enormes e o capacete é igual. Espero que a magia volte, apesar da equipa fraca onde corre.

Pelo menos o espirito das corridas dos anos 80 voltou com a proibição de reabastecimentos e os pneus slick! :D

camilo disse...

Não tenho grande tempo para responder, mas sim, és relativamente irritante. Mas não te desejo mal. Quer dizer... se algum dia fosses fazer uma peladinha com amigos e o Bruno Alves estivesse na outra equipa não me importava muito. Ele e o Matterazzi. E o Mr.T.

Fórmula 1 (e tendo noção de dar um aspecto pouco másculo) não me fascina. Nunca fascinou. Não sei se por ter um Opel Corsa...

Entretanto li noutro comentário que o Dores tem um iPhone. Excelente. Toda a gente devia ter iPhones, que é isso que me sustenta e me dá trabalho. Demais até (a parte do trabalho, não a parte do sustento).

Anão, já estás cá? E desde que chegaste, já fodeste?

E pronto, é isto.

Ped Zimmerman disse...

LLLLLLLLLLLoLLLLLLLLLLLLLLL

Grandes participações!

Muito obrigado em nome do Vinnie! ;)