segunda-feira, 14 de março de 2011

Futebol Clube do Porto com cabeça desde 1893


Leiria 0 Porto 2

"Sem deslumbrar, sem fazer uma grande exibição, o Porto ganha de forma justa." Isto foi o que o comentador da SportTv disse no final do jogo. Isto prova que não está ao alcance de todos ver mais além. Este Porto, e é preciso ver com mais atenção, está a ser fenomenal e hoje conseguiu ser também, fenomenal. E diria exactamente o mesmo se o Porto tem empatado ou perdido este jogo.

Numa semna e com dois jogos europeus o Porto consegue ir ganhar à Russia, poupar alguns elementos antes e durante o jogo com o Leiria e está em plenas condições para jogar já na próxima quinta. Fenomenal gestão, e fenomenal exibição. 

E porquê fenomenal exibição? Porque se olharmos atentamente ao jogo o Porto como que joga com as probabilidades. A defender muito bem, a atacar sempre com um olho na defesa e sempre, mais uma vez, já quase estou cansado de dizer, com muita, muita calma. Jogando de forma inteligente, tentando marcar sem nunca sofrer e fazendo o seu caminho até à vitória.

Atentar ao golo de Guarín. Não pelo remate mas sim pela forma como ele cria a oportunidade de remate. Isto é de jogador confiante, motivado e que trabalha exactamente aquilo. O primeiro toque na bola, em qualquer parte do campo, é determinante e ali naquele golo e naquela jogada encontramos, escola e treino, muito treino. Fico feliz por Villas-Boas por conseguir fazer de Guarín, Belluschi e Hulk jogadores mais decisivos, mais motivados e mais eficazes.

Uma palavra para o Fucile, época muito difícil e aí está ele, a atacar bem, a defender melhor (salva um golo feito que poderia levar ao 1-1) e com muita calma, a serenar o jogo do Porto cada vez que a bola lhe vinha parar aos pés no quarto de hora final.

Fantástico.

Não vou colocar a estatística do Porto, fa-lo-ei no final do campeonato mas 2 golos sofridos fora de casa é obra!

Ped Zimmerman.

Sem comentários: