quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Futebol Clube do Porto a passar eliminatórias desde 1893


Porto 0 Sevilha 1

Eliminatória muito estranha.

Pensava, antes da eliminatória, que o Porto iria passar com naturalidade e assim aconteceu. Contúdo a eliminatória foi muito estranha. Num primeiro jogo onde o Porto não atacou de forma brilhante mas apresentou uma consistência defensiva muito boa até perto do final que lhe permitiu sair de Espanha com uma vantagem de um golo (com dois golos fora).

Ontem, em minha opinião, o Porto foi surpreendido. Surpreendido pela forma passiva como o Sevilha veio ao Dragão. Penso que André Villas-Boas esperava mais garra, mais pressão e mais ambição do Sevilha, também eu já agora. Esperava, no mínimo, que os jogadores do Sevilha viessem determinados em marcar cedo, e assim não aconteceu.

Numa primeira parte em que o Porto dominou a seu belo prazer e merecia ter ido para o intervalo em vantagem, e com um Sevilha extremamente passivo, a defender relativamente bem, e a sair apenas quando conseguia. Tiveram duas boas ocasiões de golo nessa mesma primeira parte, valha a verdade.

Numa segunda em que vi 15 minutos de jogo apenas, por questões profissionais, o Porto continuava com o jogo controlado com o Belluschi a fazer uma partida daquelas, com um Moutinho incansável, tudo se alinhava para o Porto marcar um golinho e descansar até ao final.

O meu espanto ao saber do resultado foi grande. Não estava mínimamente à espera de perder o jogo mas ao que parece a táctica do Sevilha deu resultado, resultado curto ainda assim.

Como disse no início acho que o AVB foi surpreendido. Este Porto, e como se prova no final do jogo (vendo o resumo) a jogar jogo cá jogo lá, joga 10 vezes mais que este Sevilha. O Hulk tinha reoslvido o jogo em 5 minutos se o Sevilha entra a todo o gás, como estava no final do jogo. A táctica do Sevilha deu certo, muitos parabéns ao treinador do Sevilha que conseguiu perceber que dificilmente iria conseguir disputar esta eliminatória se tem entrado com vontade a mais de a passar.

Uma nota. Não sei se já disse aqui mas, como o Falcao é genial, o Varela é vergonhosamente mau. Acho que ainda não tinha dito isto em nenhuma das minhas crónicas. A jogar em casa, com tudo a favor, com o Sevilha nas cordas e o saldo final qual é, qual é? Um cruzamento jeitoso para o Falcao enviar a bola ao poste. Eu compreendo e até o colocaria a jogar em Sevilha, sem problema algum, esperava-se jogar mais em contra-ataque, era preciso força e vontade e isso ele tem de sobra. Já em casa, a história é outra. Tinha jogado com James e não tinha exitado.

De louvar esta equipa que, uma vez mais, em situação de pressão saiu por cima. Boa eliminatória, contra uma equipa que apesar de futebolísticamente não jogar grande coisa, tem jogadores que de um momento para o outro, como se viu em diversos lances tanto num primeiro como no segundo jogo, conseguem fazer a diferença e criar muito perigo.

Obrigado e bom dia,

Pad.

Sem comentários: