segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Futebol Clube do Porto a perder por erros colectivos desde 1893


Porto 1 Nacional 2

Perdeu, perdeu bem e ainda bem que perdeu.

Perdeu

O jogo foi um jogo sem grande interesse, um jogo em que o Porto esteve por cima o tempo todo, um jogo em que fizémos uma ou outra alteração. A ganhar 1-0 não fizemos mais do que o necessário e graças a um erro do terceiro guardião da equipa portista o Nacional marcou, cresceu, desorientou e matou.

Perdeu bem

Perdeu bem porque apesar de ter estado em cima do Nacional o jogo todo não foi mínimamente eficaz. Mais uma vez apresentou grandes problemas de concretização e ritmo ofensivo na hora de se acercar da baliza adversária e isso custou uma vantagem pela margem mínima que mais tarde veio a provar-se não suficiente.

Ainda bem que perdeu

Ainda bem que perdeu porque retira pressão. Retira muita pressão, chama a atenção, trás motivação e não foi uma derrota para o Campeonato, para a Taça Europa ou para a Taça de Portugal. Não nos afecta mínimamente e pode-nos alertar para falhas, erros e acontecimentos que nos têm vindo a trazer alguns problemas em diversos jogos. Se aprendermos com esta derrota foi o melhor que nos podia ter acontecido.

Gosto muito do facto de André Villas-Boas gostar de jogar com os títulares, gostar de fazer poucas alterações, de levar a sério todas os jogos mas, há sempre um mas, neste caso de taça da liga, o Porto, à semelhança de todos, deve jogar única e exclusivamente com Júniores e suplentes. Não acho que venha daí mal ao mundo. A competição ainda não fez o suficiente para merecer o "respeito" de uma grande competição e assim sendo acho que o Porto e os outros deveriam aproveitá-la para rodar jogadores e dar oportunidade a jogadores novos de representar o Clube e dessa forma trazer algumas novidades aos olhos dos adeptos.

Próximo jogo

Mais uma vez estou curioso para ver o próximo jogo. Gostava de ver mais garra, gostava de ver mais princípios tácticos, gostava de ver mais ritmo e gostava de ver mais golos. Gostava ainda de ver uma participação mais forte por parte do laterais, o Porto passa muito tempo a controlar o jogo e a influência dos laterais portistas nos jogos, parece-me a mim, passar muito por participações individuais, por rasgos físicos de Álvaro Pereira e Fucile mas gostava de ver mais participações estudadas e propositadas. Para ganharmos competições como a Taça Europa precisamos de laterais muito fortes e muito participativos.

Obrigado e bom ano,

The Little One.

Sem comentários: