terça-feira, 5 de outubro de 2010

Futebol Clube do Porto a vencer desde 1893


Vitória de Guimarães 1 Futebol Clube do Porto 1

Lastimável!

Porquê?

Pois bem.

Primeira Parte: Interessante

Desde cedo o Porto de Villas-Boas, como muito bem nos tem habituado, foi a Guimarães para ser superior.

Vinte minutos iniciais com o Porto a tentar de todas as formas mostrar ao Guimarães que estava ali para ganhar o jogo. Primeira grande oportunidade para o Hulk, e mais que o cabeceamento de Hulk ou mesmo o cruzamento de Alvaro Pereira, um realce gigante para o grande passe de Maicon que dá inicio à jogada. Estou a gostar bastante. É um excelente central, não tem meio mundo atrás dele, não vale 40M, mas é certo e não faz mais do que aquilo que sabe.

Depois de um jogo algo dividido e com muita vontade do Porto, o Guimarães, surpreendentemente (já explico porquê) chega à baliza do Porto num contra-ataque perfeito e só não faz golo porque o Toscano só gosta de marcar aos 3 de cada vez e como sabia que ontem não iria fazer 3, resolveu deixar para a próxima. Surpreendentemente porque, tal como tenho sempre vindo a realçar, o Porto é fortíssimo a matar de imediato os contra-ataques adversários e neste lance com a perda de bola de Alvaro Pereira acabou por não conseguir faze-lo. Mais uma vez de salientar a calma do Maicon ao deixar passar a bola, 80% dos jogadores fazem auto-golo em lance semelhante, vê-se que não se apercebe que ainda tinha mais um jogador do Guimarães, mas pelo menos não tentou desesperadamente cortar a bola.

Após isto o Guimarães ganha alguma responsabilidade no jogo e é aí que o Porto tem o que quer, espaço. O Porto e o Hulk, que com espaço, faz golo.

A posse e bola eleva-se para o Porto, as oportunidades multiplicam-se e o Moutinho só não faz golo porque Nilson, um guarda-redes que tendo em conta a qualidade/preço é dos melhores a jogar na Liga Zon Sagres, não deixou.

Segunda Parte: Inadimissível

O excesso de confiança por parte de Hulk e o seu pé esquerdo fizeram com que o Porto empatasse este jogo. Villas-Boas tem que ser apontado como o culpado neste ponto e passo desde já a explicar porquê. Desde o início que escrevo nesta crónica que me mete medo o individualismo de Hulk e que espero que, ao contrário dos anos anteriores, o Porto não se deixe levar pelo estilo de jogo "dá no Hulk que ele resolve". E há aqui dois pontos interessantes. 

1. O Porto sabe jogar à bola, o Porto joga um futebol bonito, o Porto está de facto diferente do ano passado no que ao futebol diz respeito. 

2. E depois tem o aspecto Hulk. Cada vez que ele toca na bola ou dá golo ou dá asneira, seja nas jogadas mais impossíveis de resolver, seja nas mais básicas, o Hulk consegue estragar qualquer tipo de jogada.

A culpa vai toda para André Villas-Boas porque não é admissível que o Porto entre para a segunda parte completamente cheio de si mesmo e deixe um só jogador brincar com a bola, os colegas e o resultado. O Hulk arrastou a equipa para a pasmaceira. O Falcao raramente tocou na bola, o Moutinho só começava as jogadas, o Varela e o Belluschi passaram completamente ao lado do jogo, em grande parte por causa da razão que estou a explicar.

Se o Porto jogasse unicamente pelo flanco esquerdo, tinha ganho 5-1, como resolveu jogar pelo flanco direito empatou 1-1.

É ridicula a diferença de futebol praticado por Rodrigues, Moutinho, e Alvaro Pereira naquele flanco esquerdo, que após o golo do Guimarães poderia por várias vezes ter dado a vitória ao Porto. É desesperante ver um jogador que física e técnicamente está ao nível dos melhores do mundo e que no aspecto de pensar o jogo é dos piores que já vi. O pior é que ninguém lhe ensina isto, e eu começo-me a irritar seriamente com esse facto.

Ou há alguém que tenha uma conversa com ele e lhe explique o que é um passe e corta, uma abertura de espaço, uma desmarcação ou mesmo o simples significado de um passe ou mais vale ser vendido.

Ainda na segunda parte, o Porto pela voz de Villas-Boas queixa-se de um penalti. Pois bem, ninguém vai acreditar nisto, mas eu fui à cozinha nesse momento e, juro pela taxa de frequentadores deste blog que não vi. Não fazia ideia o porquê da revolta do Villas-Boas e à memória só me veio o que o comentador estava a dizer quando eu cheguei. Lance duvidoso na área, mais não sei quê, fucile, enfim, não percebi nada. Depois o Villas-Boas disse que não houve repetição e pelos visto não houve mesmo.

Mas só para terminar este capítulo, penalti!? Joguem à bola meus amigos! Depois do que disse em cima, lá me ia queixar de um penalti!? Até podiam ter sido 3 a favor do Guimarães e nós tinhamos equipa e futebol para ganhar o jogo!


Pontos Positivos:

- Maicon. Depois de deixar Otamendi jogar, Villas-Boas volta a apostar no Maicon e o resultado está á vista. Em todo o lado, com cabeça no sítio, sem inventar em lances que se podiam tornar perigosos. Muito bom;

- Fernando. O Melhor trinco a actuar em Portugal e mais qualquer coisa;

- Moutinho. A jogar à bola, pena não se ter estreado a marcar pelo Porto. Fantástico passe de Belluschi nesse lance.

Pontos Negativos:

- Hulk. Por tudo o que disse acima.

- Varela. Mais uma vez tenho que o colocar nos pontos negativos, porquê? Ele, ao contrário de outros, decide jogos e tudo e tudo, mas como tenho vindo a dizer, não passa de um jogador de campeonato português. É um jogador único no campeonato e que qualquer outro clube grande desejava tê-lo só que não fosse pelas suas caracteristicas. É rápido, forte, remata bem, marca golos e sabe jogar em 4x3x3 como poucos. Ainda assim é um jogador que se lhe pedem para fazer um passe a desmarcar um colega em ataque-continuado ou resolver uma equação de 2.º Grau, o resultado é o mesmo, asneira. Não é jogador para o Porto.

- "Cantos João Moutinho": a bola não levanta nem um bocadinho! Rima e é verdade. Durante 4 anos vi o Moutinho marcar mal os cantos do Sporting, e agora tenho que ver a história repetir-se no Porto!? Toca a abrir a pestana André.

Obrigado e boa terça-feira,

The Little One.

6 comentários:

JNF disse...

Portanto, nem fazes ideia do que se passou nesse lance do tal penalty, é isso? Pois eu esclareço-te: nada. Não se passou absolutamente nada, nem bola na mão, nem mão na bola, nem perto disso. Ninguém do Porto protestou, nem os 3 jogadores que estavam na área perto do lance, não há nada. Nem o Sousa Tavares, o Francisco José Viegas ou o Guilherme Aguiar ou as câmaras de TV descobriram o tal penalty. O que se passou? Provavelmente confabulações de AVB, o tipo estava completamente confuso/embriagado/desorientado/fora de si. Foi ridículo. E estranho. Concordo com tudo o que está escrito neste post, mas tudo (excepto ao Fernando ser o melhor trinco :)

Dores disse...

A conferência de imprensa do Villas-Boas deu para rir. Outra coisa que achei graça foi o Pinto da Costa a mandar o Xistra ir de férias. Para o Brasil? Agência Cosmos resolve...

Quanto 'a análise do jogo parece-me correcta. Hulk e' um portento fisico mas em termos de tomada de decisão e' muito mau... Di Maria conseguiu evoluir, e tu Givanildo?

José Carlos disse...

o fernando não é o melhor trinco?

PS: não volto a fazer crónicas do sporting enquanto não jogarmos mal e ganharmos, porque só temos jogado bem e ganhar tá quieto.

JNF disse...

Não. É o Bãodinho, a bítima de indignaçõum! Acabaram-se as crónicas do Sporting para esta época?

JNF disse...

Falando a sério, quando é que o Salino assina por um grande? Aquele sim é "o" trinco.

Ficaria muito óbvio dizer que era o Javi Garcia, não era?

José Carlos disse...

fdx o javi garcia? só se for com o ramires á frente, assim também eu pah. o salino?? tipico jogador de bragas belenenses por ai.