quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Futebol Clube do Porto a vencer desde 1893

Besiktas 1 Porto 3

(Crónica escrita ao intervalo)

O que é que eu vi na primeira parte?

Tudo o que vi na primeira parte do jogo com o Guimarães. Atitude, garra, vontade, criatividade, um Hulk não perfeito mas não infantil, enfim, o Porto do Villas-Boas.

A importância das competições Europeias ao nível da consistência de jogo e principalmente consistência defensiva é fundamental. Villas-Boas demonstrou um inteligência táctica considerável quando coloca Rodrigues no lugar de Varela. Já todos sabemos que sou admirador de Rodrigues e não tanto de Varela e a razão é mesmo esta, pela consistência de jogo do primeiro e a falta do segundo. Em minha opinião é aí que Villas-Boas ganha vantagem, e não tanto antes de chegar ao golo, que o contributo de Varela em ataque rápido é inegável, mas mais depois de chegar à vantagem. Ao recuar as linhas da equipa dando a bola ao Besiktas e tentando matar o jogo no contra-ataque. Rodrigues é fundamental para a estabilidade defensiva do Porto.

Com tudo a correr às mil maravilhas um pequeno erro, que eu considero mais obra do Besiktas e não tanto demérito dos centrais. A jogada é boa, acontece. Maicon expulso. O que é certo é que eu estou "contente" com a expulsão do nosso central. Porquê? Porque quero ver como Villas-Boas irá reagir, quero ver qual a organização em situação de desvantagem numérica, quero, no fundo, ganhar o jogo em grande!

Quanto ao Besiktas em situação normal (11 v 11), e atenção que não conheço mínimamente esta equipa, tirando dois ou três jogadores, pareceu-me ser um Porto à Jesualdo na altura em que também nós, tinhamos o Quaresma. Uma equipa dinâmica pela sua individualidade e pouco mais. Sem grande acerto táctico e sem grande capacidade de atormentar uma equipa bem organizada como foi o Porto nesta primeira parte.

(crónica escrita no final do jogo)

Segunda Parte

A substituição era tácticamente óbvia, técnicamente muito complicada. Tirar o Falcao como avançado fazia todo o sentido do mundo, como individualidade não era tão óbvio assim. O que é certo é que Villas-Boas o fez e fez muito bem. Fechar a equipa e sair unicamente com Hulk e mais tarde com Varela, perfeito.

Atenção ao que se passou hoje na Turquia, isto não é acaso, isto não é sorte, isto é trabalho, rigor, inteligência e acima de tudo é muito complicado de fazer!

Duas vitórias foras contra equipas que não são equipas própriamente fáceis e que em casa têm sempre o seu peso. Villas-Boas está de parabéns por depois do empate no último jogo (vamos, com todo o respeito, ignorar o jogo da Taça de Portugal) ter unido a equipa em torno do que interessa, a própria equipa. Está de parabéns por ter feito descer a equipa depois do golo e poder ter morto logo ali a partida, está de parabéns pela substituição ao intervalo, está de parabéns pelo controlo táctico perfeito com que o Porto encarou a partida e as adversidades ao longo da mesma.

Pontos Positivos:

- De realçar o desportivismo dos adeptos Turcos ao aplaudirem o golão de Hulk.

- O pragmatismo e a inteligência de um treinador que tem vindo a mostrar, a cada jogo que passa, que todos os jogos são para ganhar e acima de tudo para jogar com cabeça. Chama-se profissionalismo e competência.

Pontos Negativos:

- As transmissões via Stream (não vi os primeiros 10 minutos e tive muitas pausa, desde já gostava de alertar os senhores que metem jogos na net para os meterem como deve ser s.f.f.) :)

- Fernando, que fez um jogão diga-se, mas de repente e sem nada fazer prever, resolve dar razões para o arbitro o expulsar, e bem. Antes preferia sofrer um golo que não contar com ele no próximo jogo. Ainda assim e muito devido à sua expulsão, sofremos o golo.

Melhor em Campo: Villas-Boas

1 comentário:

JNF disse...

"Atenção ao que se passou hoje na Turquia, isto não é acaso, isto não é sorte, isto é trabalho, rigor, inteligência e acima de tudo é muito complicado de fazer!"

É verdade, nada a apontar. Independentemente de arbitragens e outras questões importantes, é nítido que o FC Porto está, este ano, mais forte que o Benfica.