sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Crónica de antevisão ao Clássico por The Little One e Pain


Esta semana, de forma a antecipar o Clássico Porto Benfica, The Little One e Pain resolveram fazer uma pequena antevisão do que poderá a vir a ser jogo deste domingo. Assim sendo apresentamos aqui uma crónica de antevisão ao jogo e em princípio termos igualmente um crónica pós-jogo igualmente em conjunto, só para se perceber um pouco melhor o quão respeitador e apaixonado por futebol este blog e as pessoas que para ele contribuem o são.

Futebol Clube do Porto a vencer desde 1893

Em minha opinião este é o jogo do título! 

É sem sombra de dúvida o jogo do título para o Benfica. Benfica campeão nacional, Benfica com o melhor plantel de início de época, Benfica apostado em ser Bi-campeão há já muito tempo, Benfica que está a 7 pontos do líder Porto.

Posto isto, o Porto teve esta quinta-feira, em minha opinião, uma excelente antevisão do jogo que terá este fim de semana. Uma equipa com bons jogadores como o Besiktas que procura ainda, de forma nítida, a sua identidade. Este Benfica é muito superior ao Besiktas, nem sequer se coloca a questão, mas daí dizer que foi uma boa antevisão para agora ter o verdadeiro exame. Foi bom jogar com menos um para na eventualidade de isso acontecer este fim-de-semana e já estarmos, desta forma, mais preparados do que estávamos esta quinta-feira passada.

O Porto, tenho a certeza, entrará como tem entrado. Forte, a comandar e à procura do resultado. Espero que o Benfica não jogue com dois trincos, isso traria mais consistência ao seu meio campo e não é isso que queremos. Espero que não nos deixemos adormecer pelo Benfica caso não consigamos marcar cedo. O que mais temo é que o Jesus seja inteligente, fique onde deve ficar, na retranca, e aposte no contra-ataque durante a maior parte do tempo. Nestes jogos é preciso tomar muita atenção ao facto de não se chegar ao golo, o Benfica é forte e não precisará de muitos contra-ataques para marcar na baliza portista. Caso o Jesus tente encarar este Porto de forma atrevida, nesse caso, poderei, ou não, estar enganado mas o Porto terá a vida muito facilitada. São reais as falhas meio campistas e defensivas deste Benfica 2010/11 e caso isso aconteça penso que será aproveitado ao máximo por André Villas-Boas.

Assim sendo tenho confiança na vitória do Porto, tendo sempre em atenção que é um Clássico e as mais variadas situações e resultados podem acontecer.


Gostaria de deixar algumas perguntas ao meu caro Pain.

1. Saviola + Weldon, Saviola + Kardec ou Weldon + Kardec?

Coentrão terá neste jogo muito pouca influência em minha opinião. Passo a explicar. Por ser o melhor jogador do Benfica na actualidade a atenção sobre o mesmo será redobrada. Terá muito provavelmente pela frente Hulk ou Varela, e talvez de vez enquando os dois ao mesmo tempo. A minha questão é: 

2. Como solucionar esta problemática? Peixoto na frente para ele, Fábio Coentrão, defender, atacar e ter o Peixoto a fazer as suas dobras (quase sempre com pouca ambição). Definitivamente Coentrão a ala como aconteceu no primeiro jogo da época? Ou Coentrão a defesa, a fazer o que um defesa faz, a contribuir no ataque apenas quando puder, e sem Peixoto e com um jogador mais ofensivo à sua frente?

3. Com ou sem adeptos? Como está essa situação, não sei de nada. Como foram as vendas de bilhetes na Luz?

Respondendo às questões (ver abaixo) do meu caro colega.

1. Acho que com Jesualdo seria uma questão que nos poderia trazer alguns problemas. Sendo Villas-Boas o treinador parece-me que isso não será problema visto o grau de motivação dos jogadores para este jogo estar lá bem em cima. Esse não será, em minha opinião, um facto que nos poderá prejudicar.

2. Esta é um grande questão. Pois bem, Villas-Boas melhor que ninguém saberá como se sentirá melhor a equipa e como será a melhor forma de atacar o Benfica. O inesperado neste momento e que poderia baralhar as contas ao Benfica seria de facto esperar pelo adversário, pressionar forte e sair a todo o gás. Tenho a certeza que o fará sempre que não tiver a bola, mas como esquema principal terá como objectivo atacar e tentar a todo o custo encolher ao máximo as linhas do Benfica deixando o maior espaço possível entre o Kardec e a baliza de Helton.
Respondendo directamente à questão, se eu fosse André Villas-Boas, esperaria pelo Benfica. Não conhecendo, volto a repetir, a equipa do Porto e do Benfica como o próprio conhece.


Boa sorte para o jogo meu caro Dores.

Obrigado e bom fim-de-semana,

The Little One


Sector 17


Apesar de Villas-Boas não considerar este o "jogo do título" parece-me bastante óbvio que, caso o Porto ganhe o clássico, pode encomendar as faixas de campeão. Para o Benfica torna-se decisivo vencer para ganhar uma embalagem psicológica importante para a perseguição. 

A minha equipa para o clássico seria a que entrou contra o Lyon. Sálvio e Peixoto a meio-campo com Coentrão a defesa esquerdo e Carlos Martins como número 10. Peixoto, apesar das dificuldades que possui, cobre relativamente bem o flanco para permitir as subidas de Coentrão, que é claramente mais forte, vindo de trás. Se Sálvio se exibir como contra os franceses penso que o Benfica poderá surpreender no Dragão.
Sobre a dupla atacante sem sombra de dúvida Saviola e Kardec. O argentino apesar de estar estranhamento desajeitado naquele "último toque" é sempre um jogador a ter em conta na manobra da equipa, especialmente na movimentação sem bola no espaço entre o lateral e o central.
A questão dos bilhetes é pertinente mas não queria falar sobre isso pois teria de escrever aqui uma ode Anti-Vieira. Apenas garanto que o Benfica vai ter apoio no Dragão.


Questões:


1 - Achas que a questão física no menor tempo de descanso, juntamente com aquele relvado da Académica se vai fazer sentir na disponibilidade física dos jogadores?


2 - Se tu fosses AVB, entrarias expectante, dando a iniciativa de jogo à equipa de Jesus, aproveitando a velocidade de Hulk e Varela nas alas, ou assumirias o jogo?

Pain

23 comentários:

Dores disse...

Deve estar aí a rebentar

Dores disse...

A questão da abordagem táctica é o que mais me tem interessado. Se Jesus entra de peito feito no Dragão como fez nos 2 jogos fora da Champions, vai passar mal...

Quanto aos 2 trincos, gostava de ver isto testado, mas não num jogo desta importância

Ped Zimmerman disse...

As equipas conhecem-se muito bem e surpresas desse género normalmente não resultam. Mas neste caso parece-me inevitável que, não falo apenas em ter mais um trinco, falo apenas na assistência ao Javi. Aquele meio campo terá que ser muito solidário, se não, e como tu dizes, o Benfica vai passar muito mal.

Os dados estão lançados, deixa ver o que acontece :)

José Carlos disse...

A não ser que o Porto se balance muito para o ataque e permita contra-golpes vai ser um jogo "relativamente" fácil para o Porto ganhar, pois encontra-se em grande forma e tem uma frente de ataque de nível mundial. O Benfica por seu turno só tem o Coentrão e o Aimar a grande nível, depois tem um Carlos Martins que consegue ser genial quando quer, mas o mais certo é que á medida que o campeonato vá avançando o mais provável é perder gás, tal como Saviola (muito fraco fisicamente) e o Alan Kardec (oiço tanta vez criticarem o Saleiro, não vejo onde este rapaz seja melhor que o Saleiro, talvez o jogo aéreo SÓ mesmo isso). O David Luiz já deu a entender que quer sair (esta época está a ser muita fraca comparativamente á época anterior) safando-se a Girafa que diga-se a bem da verdade com o passar dos anos cada vez está melhor. Fico parvo como se aposta em tanta gente lá para a frente e se deixa de fora um avançado de quem eu gosto muito (Weldon) não sei se será pressão da SAD ou burrice do Jesus, mas não vejo onde é que Kardec´s e eders luises sejam melhor que ele sinceramente. Terminando no maior flop chamado Roberto que agora até faz anúncios para a sagres (frango com cerveja é 1 dos meus pratos favoritos por isso até faz todo o sentido) por muitas dúvidas que restassem em relação ao seu valor, ele ficou apresentado com a última saída que deu o último golo do Lyon, meus amigos, Há que saber distinguir um GR de engate entre os postes e um GR de Topo, que também não È o LLORIS (não me fodam, se isto é dos melhores GR´s do mundo então andam cegos). Para concluir o Benfica vê-se obrigado no mínimo a 1 empate, e terá que se reforçar no mínimo com 2 bons alas na reabertura de mercado se quiser ter esperanças de renovar o título.
Duvido muito, com Hulk e Falcao nesta forma parece-me de todo impossível parar este Porto.

JNF disse...

"e o Alan Kardec (oiço tanta vez criticarem o Saleiro, não vejo onde este rapaz seja melhor que o Saleiro, talvez o jogo aéreo SÓ mesmo isso)"

parei aqui.

Ped Zimmerman disse...

Lol eu até ver concordo...

Até ver não acho que o Saleiro seja assim tão mau e o Kardec assim tão bom.

Mas com o tempo se verá como evoluem.

E relativamente ao jogo caro JNF?

Sempre é Porto 0 Peixoto 1? :P

Dores disse...

Fernando não vai jogar... Guárin ou Souza?

Ped Zimmerman disse...

Nítidamente Souza, mas o Guarin vai jogar porque tem feito mais jogos. A longo prazo Souza. Grande jogador...

JNF disse...

O que é que o Saleiro já provou, mesmo?

Remember:

"ADRIEN NUNCA SERÁ JOGADOR DE FUTEBOL" by JNF


"SALEIRO NUNCA VAI MARCAR MAIS DE 10 GOLOS NUM CAMPEONATO" by JNF


Está aqui guardado.

Quanto ao jogo, emocionalmente 0-1 marca o Peixoto aos 90+3, com o rabo e em fora-de-jogo. Racionalmente, 2-0, Hulk e Hulk.

José Carlos disse...

Paraste aqui? fdx o saleiro é muito mais evoluido tecnicamente que o Kardec, isso nem entres por aí, deixa lá que já ouvi da tua boca dizer que o Candeias ia ser craque, e que o LLoris é GR de topo também percebes muito disto.

JNF disse...

Vais ver, é uma questão de tempo. Ainda no Algarve vi o Maxi completamente borrado com o Candeias. Confirmas, Pain?

Dores disse...

Vejo que este blog está a voltar aos velhos tempos :P

1) Kardec vs Saleiro: Não vou entrar na questão sobre qual é melhor "tecnicamente", mas acho que o curriculo de cada um fala por si... Para mim Kardec precisa melhorar o posicionamento na área e a técnica de remate para ser um PL como deve ser, mas vai no bom caminho...

2) O Porto nos últimos anos lançou uma fornada interessante de extremos: Hélder Barbosa, Ukra, Candeias e Bruno Gama. Destes todos acho que o Ukra é o que vai ter a melhor carreira.

Candeias pode ou não dar jogador, tem técnica para isso e sim, deu bastante trabalho ao Maxi no Algarve. O factor sorte é fundamental... porque técnica e futebol têm eles todos...

PS: Vou lançar uma acha para a fogueira: João Tomás era titular de caras no Sporting.

JNF disse...

Claro que era. Até o Kardec era. Até o anão fundador deste espaço era.

José Carlos disse...

LOL, epá curriculo? o Saleiro é só o melhor marcador de sempre dos escalões do Sporting, teve foi 1 grave lesão no joelho, técnicamente dá 10 a zero ao kardec, o kardec é sem dúvida mais posicional, mas tecnicamente nem pensar. o candeias tecnica? não devemos andar a ver os mesmos jogos. o candeias tem força e velocidade, é jogador para 1 guimarães quanto muito 1 braga, não mais que isso. o joão tomas? quer dizer que o postiga não presta?

Ped Zimmerman disse...

Bom desde já começar por dizer que assim no dá :)

Vejo o meu nome na lama cada vez que venho a esta caixa de comentários. Como é possível o Sporting ser treinado pelo Paulo Sérgio e dizerem aqui que a posição que melhor se adequava para mim no sporting seria a de ponta de lança, estou desapontado.

Quanto à problemática, a minha questão é: Mas o Saleiro e o Postiga, e o João Tomás jogam hoje no Dragão?

Então se não jogam não quero saber, estou em pulgas para o Clássico, não por estar com muita confiança num bom resultado, mas porque tenho saudades de um futebol irracional e bem jogado!!!

Vamos lá cambada!

Quanto a pontas de lança:

1. Falcao
2. O resto
3. Idem
4. Idem
5. Idem
6. ...

Dores disse...

Postiga presta... mas marcar golos custa-lhe um bocado :)

Epah calma lá com o Falcao. É bom mas não é isso tudo

Ser titular e melhor marcador do Brasil sub-20 vice campeão mundial > melhor marcador das camadas jovens do Sporting

Ped Zimmerman disse...

O Falcao não é o melhor avançado a actuar em Portugal e muito mais que isso?

Classe Mundial, fácil!

Zé Carlos sai em minha defesa se faz favor!

Joca, se me ouves diz algo, eles não gostam do Falcao!

Mourinho onde andas tu quando eu preciso de ti!?

:P

Dores disse...

Compara as ultimas 6 épocas do Cardozo vs 6 últimas épocas do Falcao em termos de golos :P

José Carlos disse...

epá Dores nunca compares nenhum dos avançados em Portugal ao Falcao, porque simplesmente não tem comparação, dou mais 1 ano para vermos onde vai parar o Falcao. Em relação ao Kardec nem sei quem foi o atrasado mental que apostou nele sinceramente, pk se ele fosse assim tão bom ainda para mais brasileiro, não tinha custado 2 ou 3 milhões de €, e isso de ser o melhor marcador das camadas jovens do Brasil eu também o era a ser tão bem servido como ele era.

JNF disse...

Pois é, o David Luiz também saiu caro. E o Luisão! Mau argumento.

José Carlos disse...

O David Luiz foi um achado e nem sequer era jogador de selecção. o Luisão para central não foi assim tão barato, e só se tornou melhorzinho após muitos anos cá, não deixa de ser 1 bom defesa mas não é 1 defesa de topo.

Dores disse...

Vocês falaram em pontas de lança e eu falei em golos... Qual é o problema ? :)

PS: Não estou a dizer que o Falcao é mau, longe disso atenção...

José Carlos disse...

temos que ter em conta as caracteristicas e o momento de forma da equipa também. o cardozo nunca na vida será jogador para 1 barcelona ou um real madrid, ao passo que o falcao pelo menos via ele num banco de um grande europeu.