quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Futebol Clube do Porto a amestrar Turcos desde 1893

 
Porto 1 Besiktas 1

Primeira Parte

Uma primeira parte à Porto, a dominar, a não deixar pensar, a jogar, a dar espectáculo, a criar ocasiões e só não marcámos mais por mero acaso. Tive a sorte de ver o jogo bem acompanhado e enquanto jantava mas mesmo assim pude constatar que o Porto jogou o que sabe e deixou o Besiktas fazer apenas o que quis.

Segunda Parte

Divide-se em vários momentos.

Um primeiro momento de continuação do que o Porto vinha a fazer até então.

Num segundo momento em que com a expulsão do Rodrigues o Porto fica sem norte. Vê-se aqui o quão bem organizada é a equipa do Porto. Quando se viu um Porto sem controlo, sem saber onde fechar, sem saber onde compensar, é neste momento que se vê o quão bem organizado é o Porto numa situação dita normal.

O terceiro momento de continuação da desorientação, apesar da expulsão do jogador da equipa turca o porto continua aproximadamente 10 minutos sem a bola, 10 minutos atrás dos acontecimentos, 10 minutos mais com alguma sorte enquanto o Besiktas não se decidia a marcar o segundo. Oportunidades não lhes faltaram.

Num quarto momento em que o Porto joga novamente 10 v 10 e consegue finalmente equilibrar as contas, volta a vir para a frente, acaba o jogo em cima dos Turcos e só não chega ao golo, tal como o Besiktas 20 minutos antes, por mero acaso.

Mais uma vez de salientar a entrega e dedicação com que os jogadores do Porto encaram qualquer jogo. Transparecem vontade de jogar e vontade de ganhar!

Dois pontos importantíssimos que definem este jogo e dos quais há, a meu ver, que tirar conclusões:

1 - A desorientação táctica que o Porto sofre após expulsão do Rodrigues. Um facto que não é de todo anormal mas que o Porto terá que ter em atenção numa situação futura. Este facto e a pressão altíssima, o querer e a intenção com que o Besiktas abordou o jogo a partir desse momento são explicados, a meu ver, pelo que estava em jogo para ambas as equipas nesse momento. O Porto estava a jogar um jogo nada decisivo no seu apuramento, o Besiktas estava a lutar pela vida;

2 - A substituição de Villas-Boas. Retira Hulk e coloca João Moutinho. Villas-Boas com esta substituição grita alto e em bom som "EU QUERO EMPATAR ESTE JOGO! EU QUERO SEGURAR ESTE PONTINHO E ESTE DINHEIRINHO". Para mim isto é decisivo, realista, bem pensado, e brilhantemente executado!
Vão daqui os meus parabéns a André Villas-Boas pela frontalidade, pragmatismo e podemos até dizer audácia com que encarou o encontro nos seus diferentes momentos.

Estou muito contente com o resultado pelo andamento que o jogo teve, pelas decisões tomadas e pelo ponto conquistado.

Mais um jogo, mais uma lição.

André Villas-Boas a fazer-se um grande treinador.

Obrigado e boa sexta-feira.

The Little One.

1 comentário:

camilo disse...

Ai se o Mourinho sabe que tu te estás a apaixonar também pelo Villas-Boas...