terça-feira, 7 de setembro de 2010

Banda da semana





Hoje a banda que vos trago dominou o panorama metal durante toda a década de 90.
Formados em 1981 em Arlington , Texas pelos irmãos Dimebag Darrel(guitarra) e Vinnie Paul(bateria) ao qual se juntaram Rex Brown(baixo) e Terry Glaze os Pantera começaram por usar o estilo tipo da época : o Glam Rock. Grandes fãs dos Kiss até 1988 usaram este estilo até que decidiram trocar de vocalista. Phil Andelmo junta-se á banda e mudam completamente o seu estilo. O Glam é substituido por um trash metal agressivo e a banda começa a ganhar uma popularidade enorme. Os albúns Cowboys from Hell(1990) e Vulgar Display of Power(1992 , a obra prima da banda) são exemplos disso. Em 1995 lançam Far Beyond Driven e este torna-se o primeiro e único album até hoje de uma banda de metal a entrar directamente no #1 de vendas no dia de lançamento. Em 1996(ano de lançamento de The Great Southern Trendkill) surgem os primeiros problemas internos da banda. Em 2001 após o lançamento de Reinventing the Steel a banda separa-se definitivamente. Phil e Rex junta-se aos Down e os irmãos Dimebag e Vinnie fundam os Damageplan. Em 8 de Dezembro de 2004 num concerto dos Damageplan Dimebag Darrel é morto a tiro(!!) por um suposto fanático dos Pantera que o culpava pelo fim da banda. Perdia-se assim desta maneira um dos melhores guitarristas de sempre. Os Pantera(ok sou suspeito para dizer isto porque sou um grande fã da banda) foram uma das melhores bandas de sempre de Metal.






4 comentários:

camilo disse...

De Metal só sei que nada (ou quase nada) sei. Ainda assim, gosto desta secção do blog!

Dani disse...

Boas, sou leitor assíduo do blog.
Óptima escolha de banda :).Uma das minhas favoritas.
Só um pequeno aparte, não existe trash metal mas sim thrash metal e Pantera não se enquadra muito nesse estilo. O Phil Anselmo diz que eles são uma banda de power groove ou groove metal.

Hasta.

Davidinho disse...

Camilo ,

Não vou falar só de bandas de metal. Tem "calhado" e é um dos meus géneros musicais preferidos.


Dani ,

bom gosto musical :)

Essa do thrash(obrigado pela dica o meu inglês é básico) metal para mim é relativo. Existem bandas de Glam metal , Black metal , Thrash metal , Power metal , etc mas se retirarmos sempre a primeira palavra sobra sempre uma : Metal.
Para mim Pantera é como disse o Vinnie Paul numa entrevista : "We are a machine , we are extreme"

Abraço

Ped Zimmerman disse...

Está em grande esta rubrica!

Obrigado pela participação Dani!