sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sector 17 - 4ª jornada

Hoje a crónica será mais curta que o habitual. Isto já parece quase um ritual de auto-flagelação dado os últimos resultados do Benfica. Em Setembro o campeonato já foi ao ar, e resta saber se ainda vamos a tempo de garantir uma pré-eliminatória da Champions.
A verdade é que de um ano para o outro, destruiram uma equipa campeã e o Benfica dominador tarda em aparecer.

A primeira parte foi bem jogada, com o Vitória a apostar no contra-ataque rápido e nos lançamentos longos para uma frente de ataque interessante com João Ribeiro, Toscano e Edgar. o Benfica entrou no jogo com o seu esquema habitual com destaque para o regresso de Coentrão ao onze.

No melho pano cai a nódoa, e um erro do Caxineiro oferece um contra-ataque fácil a João Ribeiro que assiste para Edgar concluir na cara de Roberto. Temi que o Benfica se fosse abaixo com este balde de água fria, mas tal não veio a suceder com os vimaranenses a recuar e o Benfica a crescer no jogo. À passagem do minuto 32 após a marcação de um canto de Aimar, Nilson deixa passar a bola e Saviola empata, com justiça, a partida. Assim segue o jogo para o intervalo.

E na segunda parte é que Jesus, para mim, faz a borrada que decide o jogo. Como é possivel que a primeira opção para tentar ganhar um jogo fundamental seja Cesar Peixoto? Como é possivel deixar um desastrado Aimar em campo e tirar Carlos Martins?
Porquê insistir no 4x3x3 quando é notório que falta um meio-campo capaz de equilibrar a equipa?

Foi numa estúpida perda de bola de Peixoto que dá origem ao 2º golo do Vitória. Façam-me este exercicio: Parem a imagem no nono segundo e contem quantos jogadores brancos e quantos vermelhos.

V. Guimaraes 2-1 Benfica

Simão | MySpace Video


E aqui é o busilis da questão: Apesar da equipa estar descompensada neste jogada, a verdade é que o ano passado o Benfica tinha um jogador fundamental para equilibrar as transições defensivas - Ramires - e infelizmente não foi contratado nenhum jogador capaz de o substituir. Não se pode pedir a Carlos Martins ou a Sálvio que tenham a inteligência para perceber como devem fechar o flanco ou a zona central.

Citando um amigo benfiquista: "O que eu vejo, é que o Jesus há semanas que anda claramente desorientado e sem saber o que fazer, tal como o Rui Costa e presumo que o Vieira, tal como os jogadores(...).Acho que, tal como eu, todos eles foram ultrapassados pela realidade." - e isto é inegável.

PS: Se eu for para uma passagem superior de uma AE atirar pedras a carros não me acontece nada pois não? é uma vergonha o que se passa no norte do país... Faixa de Gaza?

6 comentários:

JNF disse...

Só uma perguntinha:

concordo com a maior parte do que dizes, mas não falaste da fabulosa arbitragem do Olegário por:

a) achas que não teve influência no resultado

b) tens medo da retaliação da ala radical aqui do Vinnie

c) não usas desculpas como árbitros apesar do que se passou ter sido vergonhoso

d) outra

Dores disse...

Evito falar em árbitros nas crónicas como tinha dito.

Preferi apontar outros pontos de reflexão...

o ano passado também não era o Vitor Pereira que nomeava os árbitros? Também não fomos roubados? Onde anda o rolo compressor? é aí onde quero chegar.

Eu não esperava outra coisa de um Olegário homenageado pela AF Porto...Gostava era de ter o Benfica do ano passado de volta...

PS: Eu e tu podemos falar de arbitragem 'a vontade. O senhor Vieira que apoiou o ex-adm da SAD portista Fernando Gomes nem por isso. Está-se a queixar agora quando foi avisado em AG? Não brinquem com o povo nem me mandem areia para os olhos...

JNF disse...

Ok, ok, isso é verdade. Assumiste que não ias falar de árbitros, é preciso é ter big balls para depois de um jogo destes não falar!

Quanto ao terceiro parágrafo, a resposta é simples: perdemos os dois jogadores mais importantes, o que equilibrava (Ramires) e o que desequilibrava (Di Maria). Sem o segundo, um autêntico abre-latas, o ataque ficou mais previsível, sem o primeiro, somos a pior equipa nas transições ataque-defesa (só cinco gajos a defender?!). No ano passado também houve arbitragens tendenciosas como em Matosinhos, Vila do Conde, ou com o Marítme, mas havia capacidade de superação. O meu pai sempre me ensinou uma coisa: "para o Benfica ser campeão, não basta ser melhor que os adversários. Tem de ser muito melhor".

E este ano não somos "muito melhores" que os adversários. Nem "melhores" sequer.

Dores disse...

Lá por não ter escrito uma linha sobre o Olegário não quer dizer que não tenha ficado muito agastado com o que vi ontem em Guimarães.

Acho que, tal como eu, gostas de estar informado sobre o nosso clube. Não viste logo em Julho que este ano isto ia dar merda? As movimentações que fui assistindo, os discursos, os falhanços nas contratações prioritárias, as contratações sem qualquer sentido...

As arbitragens tendenciosas só vieram agravar o que cedo nasceu torto. Há mais de 20 anos que não somos bi-campeões. Convém reflectirmos nas razões exteriores e interiores.

Atenção que estão a querer fazer a cama ao Jorge Jesus, mas digo-te que para o Jesus sair, para mim, antes tem de cair TODA a direcção...

Sou abutre e garotão? Talvez. Mas sou um garotão com Red Pass que dia 25 de Setembro apanha o avião para ir apoiar o Benfica na Madeira.

Ped Zimmerman disse...

Não tive oportunidade de ver mas agradeço/elogio a crónica do Pain sem referências arbitrais. Vi que até o Rui COsta veio para a conferência de imprensa mas acho que o bonito disto está em apontar as razões futebolisticas sem olhar a arbitragens. E lá está, chegaram-se a conclusões mais construtivas...

E eu apontava mais uma, não que queira fazer a folha a ninguém que este blog, ok é visto em 3 continentes pelo menos, mas não faz a folha a ninguém. A minha questão é aquela que apontei na antevisão da época do benfica, então e o Jesus? Agora que é preciso Jesus onde é que ele anda? Okay perderam Di Maria e o Ramires, mas todos nós sabemos que não é preciso um Di Maria e um Ramires para ganhar este campeonato aqui no rabinho da Europa. O Braga tinha metade da equipa do Benfica e o porto não tem nem o Di Maria nem o Ramires e está a ganhar jogos.

A minha questão, finalmente, é:

Então e onde está o Jesus agora que tem um grande desafio pela frente? Agora que não tem claramente a melhor equipa do campeonato, a equipa mais motivada e que mesmo assim tem a massa adepta toda do seu lado e onde quer que vá eles tão lá?

Disse sempre que o Jesus fez um trabalho fantástico e não passa de bestial a besta, mas de facto tinha esta dúvida no início, será que vai corresponder? E 3 derrotas em 4 jogos não é pêra doce...

JNF disse...

"Não viste logo em Julho que este ano isto ia dar merda?"

Como diria Eduardo Prado Coelho sobre Boloni, "JNF é um génio, mais do que ver e raciocinar... ele escreve!"

E escrevi. Preocupantemente actual.