terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sector 17 - Liga dos Campeões - 1ª jornada

No regresso da Liga dos Campeões à Luz (confesso que já tinha saudades de ouvir o hino) tivemos um jogo morno e nem sempre bem jogado.

Benfica entrou em campo com uma única alteração na equipa, a entrada de Amorim para a lateral direita com a companhia de Carlos Martins. A equipa, apesar de merecer a vitória, ainda se apresenta com dificuldades em assumir o jogo como fazia na época passada (rolo compressor continua na garagem) e parece-me que há alguns problemas na coordenação defensiva com os jogadores de meio-campo. Gostava de ver este Benfica com um meio-campo constituido por Javi Garcia, Amorim, Gaitán e Aimar e assim repetir a receita da época passada.

O Hapoel veio 'a Luz jogar no seu 4-4-2 habitual e defensivamente eram notórias as 2 linhas de 4 homens bastante compactas o que complicou o jogo encarnado. Neste aspecto, na primeira parte, faltou alguém que esticasse o jogo para o flanco direito visto que Carlos Martins tem tendência para fugir para o meio (equipa ganha nos remates de meia distância) e Ruben Amorim raramente subiu bem.

Em termos atacantes os israelitas vieram tentar aproveitar o espaço nas costas da defesa benfiquista com bolas longas como pode ser comprovado pelos muitos foras-de-jogo em que foram apanhados. Numa dessas jogadas, para que fique registado, Luisão faz penalty que o árbitro russo não assinalou.

O primeiro golo do jogo surge numa jogada estudada(?) a partir de um canto, onde Luisão, num excelente remate à meia volta inaugura o marcador. A partir daqui pensei que o Benfica ia descansar para uma exibição tranquila mas não foi isso que aconteceu.

Após o intervalo o Hapoel veio decidido a tentar dominar o jogo e o Benfica teve alguma dificuldade inicial de adaptação a esta nova atitude dos israelitas. Só equilibrou o jogo quando colocou Maxi Pereira em campo para retirar Gaitán e colocar Ruben Amorim na esquerda (sinceramente não percebi esta substituição) o que coincidiu com a colocação de mais um médio ofensivo em campo por parte do treinador do Hapoel. Com a superioridade no meio-campo o Benfica teve um ligeiro ascendente mas nem sempre conseguiu pôr um bom futebol em campo.

O 2º golo surge numa excelente jogada entre Amorim e Maxi Pereira (é simples JJ) onde Cardozo faz o golo fácil na recarga a um remate de Maxi. No festejo Tacuara manda calar os adeptos que o assobiaram depois de um falhanço incrivel minutos antes. Da minha parte, após o pedido de desculpas em campo e na zona mista (antes dos jornalistas fazerem qualquer pergunta) o assunto fica sanado. Querem polémicas, leiam jornais.

Destaques positivos:
- A exibição de Roberto que começa a ganhar simpatia e o seu espaço na Luz
- Aimar. Simplesmente MVP. Espero que recupere da lesão para domingo. Este Aimar faz falta
- Disponibilidade de Javi Garcia. Parece-me claramente em subida de forma

Destaques negativos:
- Devaneios de David Luiz. Complicativo e a perder demasiadas bolas
- Burrice de Luisão a fazer o penalty que não foi sancionado
- Pouco público na Luz para um jogo de Champions
- Exibição de Cardozo que neste momento parece um corpo estranho na equipa

PS: Barcelona devia jogar menos 'a bola. Aquilo parece ser batota...

4 comentários:

JNF disse...

E o Saviola, a anos-luz daquilo que sabe? Também gostei da entrada do Maxi, esteve muito bem. E do Airton. O Javi pareceu-me um pouco às aranhas em alguns momentos do jogo.

Dores disse...

Verdade. Saviola tem estado bem ausente...

Antes de escrever alguns aspectos tácticos tenho de trocar umas ideias com mais gente. Parece-me que atacamos pior e defendemos pior que o ano passado. E com menos gente. Há ali um buraco negro esquisito

José Carlos disse...

esse buraco negro tem um nome:RAMIRES. sem ele o Javi Garcia é um jogador Banal, e a linha da frente obrigada a defender, logo não há tanto fulgor ofensivo. estás contente com o Roberto? vi uma saída dele que foi um aí Jesus.

Dores disse...

Nessa saída acho que até nem esteve mal. Foi la' impor o corpo dado que o Luisão parecia a dormir... Se já estou descansado com o Roberto? Ainda não. Vamos ver o que o futuro reserva...


PS: Ramires é a chave mas não explica tudo...