quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Futebol Clube do Porto a vencer desde 1893

O Braga a ir ao Dragão - Porto 3 Braga 2

Um jogo fantástico, aberto, com equipas equilibradas, a dar tudo, a querer ganhar, com um grande resultado. O Porto acabou por cima, 3-2. Tendo visto o jogo a espaços não consigo fazer uma crónica aceitável mas pelo que me foi passado e deu para ver, o Porto dominou, o Braga procurou a sorte com bons golos, mas o Porto teve os 90 minutos a jogar bem e de forma sólida, sempre a controlar.

O Porto na sua estreia europeia este ano - Porto 3 Rapid Viena 0

Gostei bastante deste jogo, porquê? Porque tinha dito aqui no início que tinha a minha ideia do que poderia ser a equipa do Porto este ano e a equipa que jogou contra o Rapid foi exactamente essa. Devido à lesão do Ruben e do Christian e à muito boa forma do Belluchi é, naturalmente impossível, que a equipa para já seja essa.

Como o jogo já tem uns dias não me vou alongar muito mas foi um jogo super equilibrado por parte do Porto, sempre forte a atacar, sempre a dominar na zona defensiva, sem riscos, com um Ruben muito activo e um João Moutinho mais presente, com jogadas de número 10, com pormenores que nem nos melhores tempos do mesmo no Sporting eu vi. Parece poder a vir ser um jogador diferente, para melhor neste Porto de Villas-Boas.


Depois do Derby Lisboeta o Porto ia à Madeira - Porto 2 Nacional 0

Apos 30 minutos de total dominio Portista, não avassalador mas sempre na busca do remate e sempre muito superior ao Nacional na busca de marcar. O Nacional vem para a frente e consegue intimidar a defesa portista por duas ou três vezes. Numa delas fica por assinalar um penalti a favor dos Madeirenses. A terminar a primeira parte Falcao tem ainda tempo de bater uma grande penalidade ao poste. Penalidade este que, aos olhos da lei, e' de facto falta, mas que raramente se vê marcada por esses campos fora. Eu próprio nao sei se marcaria.

Sapunaru corta o que podia bem ter sido um golo e logo a seguir o Porto faz game-over com uma jogada de pressão por parte de Hulk que depois com muita calma passa atrasado para a entrada da área com Varela a finalizar fácil. Mais João Moutinho, que quase fazia o terceiro. E a partir dai até ao fim só deu Porto com o Nacional a contra-atacar aqui e ali com um jogo partido e resolvido.

O Helton passou 90 minutos sem tocar na bola. Grande mérito à consistência que esta equipa de Villas-Boas apresenta. Num campo sempre muito difícil o que o Porto fez não está à altura de todos os clubes desta liga.

Homem do Jogo: João Moutinho

Pontos positivos:

- Livres e cantos estudados;
- A calma com que o Porto aborda o jogo. A excelente concepcão defensiva que o Porto apresenta. Uma equipa construida de trás para a frente, que perde algumas bolas na frente e que mesmo assim nao sofre golos por esse motivo;
- A facilidade com que o Porto cortou praticamente todos os contra-ataques do Nacional com Maicon muito perto de Fernando e com Fernando fazer aquilo a que ja' nos habituou.
- A busca incansável do Porto pelo remate à baliza, a criação de espaços e a dinamica ofensiva, cada vez mais notória.

Pontos Negativos:

- Apenas o excesso de individualismo de Hulk em situacões em que ele tem que aprender que há formas mais simples de resolver as situacões. Se assim fosse o Porto marcava mais metade dos golos que marca.

17 comentários:

JNF disse...

A vencer desde 1893? Agora a sério, não há vergonha? Até a data de fundação do clube foi forjada, o que para vocês até é fácil, forjar isto aqui, forjar aquilo ali. Quantos espectadores estarão hoje? Depende de quem marcou o primeiro golo, já sabemos...

Ped Zimmerman disse...

Então e sobre futebol, não se fala aqui?

Dores disse...

Eu que vinha aqui comentar isto: o 1893 é muito discutivel, quando vi 2 comentários pensei logo que o JNF se tinha antecipado.

Não me enganei

Davidinho disse...

Campo Grande Football Club 1904

Ped Zimmerman disse...

Ridículo tópico, e mais não digo.

Ped Zimmerman disse...

Acho que começo a perceber o esquema. O que o benfica faz com os boicotes, ah e tal estamos a ser roubados, coitadinhos de nós, vejam isto que não nos marcaram um penalti e ao porto ficaram por marcar 7 mil e 300, estão vocês a fazer aqui, a desviar o assunto para onde mais convém...

Está certo então.

JNF disse...

Vinnie,

Voltamos a escrever os nomes dos clubes com minúsculas, pá?! :-P
Eu vim falar da data de fundação do FC Porto, nem toquei nas arbitragens nem nada, tu dizes que não se fala de futebol e a seguir vens falar de arbitragem quando ninguém aqui antes tocou no assunto. Hein? Importa-se de repetir? Já percebi que, tão bem informado, andas cá por Portugal, deixa-me só recuperar das bolhas no polegar direito e dou-te uma tareia num qualquer court de ténis deste país. :-P

Davidinho,

o Pain, se quiser, que te explique os termos da fusão do Sport Lisboa e do Grupo Sport Benfica, a história é longa e eu não tenho paciência para conta-la pela enésima vez a um adepto de outro clube.

Cumprimentos a todos, inclusivé ao Zé Carlos que ainda não veio a esta caixa de comentários mas que virá rapidamente.

JNF disse...

E se quiseres saber o que penso da arbitragem do jogo do Porto na Madeira, é isto:

"Numa delas fica por assinalar um penalti a favor dos Madeirenses. A terminar a primeira parte Falcao tem ainda tempo de bater uma grande penalidade ao poste. Penalidade este que, aos olhos da lei, e' de facto falta, mas que raramente se vê marcada por esses campos fora. Eu próprio nao sei se marcaria."

Ped Zimmerman disse...

Eu fiz um post sobre futebol, e vocês vêm-me falar de anos de fundação...

O Porto joga à bola e o Benfica vem falar de arbitragens...

Era a analogia que eu queria trazer para a mesa.

O que é que uma pessoa vai fazer? Assim como no ano passado o Jesualdo passou o tempo a queixar-se das arbitragens enquanto que nos 4 anos que teve no Porto, esse seu Porto jogou mal à bola e no ano passado resolveu dizer que era roubado a toda a hora.

Enfim, gosto de pensar mais à frente...

JNF disse...

Ó que coisa... comentei apenas o título, só isso! Calma, pá! Isso é tudo nervos por defrontarem a melhor defesa da Liga na próxima jornada e que por acaso tem dos melhores guarda-redes da primeira divisão? :)

Ped Zimmerman disse...

Lolol Ah e para teu bem estou em Inglaterra, não te posso dar uma bicicleta :PPP

Mas pronto, parece que tirando o título não há mais nada para comentar então, bem me parecia :P

Lol, quanto ao próximo jogo espero ganhar, como tem sido habitual para os lados do Dragão.

José Carlos disse...

Olá JNF! para ser curto e grosso, o Porto este ano é campeão com uma perna ás costas porque tem 3 ou 4 jogadores que fazem a diferença e que o Sporting e o Benfica não têm. Nuff Said.

camilo disse...

Sendo falacioso:

que raio de discussão tão maricas. acabou aos beijinhos...

camilo disse...

PS: referia-me aos comments pré-zé-carlos.

Claramente o carreira não é homem para discutir bola...

JNF disse...

Há mais de 3 posts que não discordo do Zé Carlos.

Ped Zimmerman disse...

Estou magoado... Lol Agora a serio, as minhas discussões aqui acabam sempre em beijinhos e abraços!

Isso de vocês agora estarem sempre de acordo também não acho correcto...

Vão lá acima comentar o post do paulo bento na selecção, pode ser que isso se resolva...

camilo disse...

És um pimp das caixas de comentários...