terça-feira, 14 de setembro de 2010

Banda da semana




Os Joy Division foram uma banda pós-punk que se formou em 1976 em Manchester. Os 4 elementos do grupo( Ian Curtis , Bernard Sumner , Peter Hook , Stephen Morris) conheceram-se num concerto dos Sex Pistols e formaram os Warsaw(mudando depois para Joy Division porque já existia uma banda local com Warsaw no nome). Começaram com os habituais concertos locais mas rapidamente começaram a ter sucesso em todo o Reino Unido. Graças ás fabulosas letras escritas por Ian Curtis e muita qualidade do resto dos elementos da banda o primeiro albúm surgiu em 1979(Unknown Pleasures). Mas de seguida surgem os primeiros problemas com Ian Curtis , que começa a ter vários ataques de epilepsia e um caso extra conjugal que afectam a sua vida. Comete suicidio no dia 18 de Maio de 1980(um dia antes de partirem para os EUA em tour)Com apenas 23 anos. Meses depois surge o 2º e ultimo albúm da banda(Closer). Os restantes membros da banda formam os New Order. Ian Curtis será sempre um dos maiores mitos de sempre da música. Não só pela sua genialidade musical mas também pela sua curta vida que nos leva a interrogar até onde iriam os Joy Division se Ian não tivesse desaparecido tão cedo.


5 comentários:

camilo disse...

Boas...

Manchester foi O BERÇO e esta foi uma das maiores bandas que lá nasceu.

Uma grande escolha para este espaço.

BTW, David, já viste o 24 hour party people? É um grande filme. E cheira-me que és capaz de gostar.

Link imdb -> http://www.imdb.com/title/tt0274309/

Download -> http://www.megaupload.com/?d=4Q1NBRZ0

Note-se que o download de filmes é ilegal, e como tal só ponho o link por uma questão meramente informativa.

Mas vale a pena!

Ah e no filme dizem que rara é a banda que sobrevive à morte do vocalista... mas no caso dos Joy Division, com a transformação para New Order, compartilho da opinião do narrador. Sobreviveu.

Davidinho disse...

O 24 hour party people nunca vi.Fala sobre várias bandas daquela altura não é?. Tenho é em Dvd(original) o Control que fala sobre a vida do Ian Curtis e dos Joy Division.

camilo disse...

Sim. É a vida do tipo que "lançou" o Madchester. É um bocado ficcionado, mas fala sobre muitas bandas, e pessoas/personagens associadas ao movimento.

E em termos de filme "per se" (história, realização, actores, e claro BANDA SONORA), é muito bom.

É um bocado bem passado.

Ped Zimmerman disse...

Cada vez mais digo, grande rubrica!

Obrigado Davidinho!

camilo disse...

MUITO E MUITO melhor que leões marinhos a fazer abdominais...

... aprende ó bacalhau!

Isto é que é "blogar"!